domingo, 31 de julho de 2011

O caro preço das drogas

Saudações  caríssimos blogueiros!!!

Conforme  matéria deste link http://tribunadonorte.com.br/noticia/tres-homens-sao-mortos-a-tiros-em-lagoa-salgada/190636 , temos mais uma constatação de que o mercado altamente lucrativo das drogas, também é inversamente proporcional provocando violência e criminalidade!!!
Nessa escalada da violência, nem mesmo as cidades interioranas ficam de fora. Na pequena e pacata cidade de Lagoa Salgada, a 65 km de Natal, três jovens foram assassinados, possivelmente envolvido nesse mundo, seja por serem dependentes, seja por serem soldados do tráfico, como falamos em nossa primeira postagem..
 Pois bem, é correndo na contra-mão das políticas tradicionais, que Bill Clinton, Fernando Henrique Cardoso, Kofi Annan, Fernando Gabeira, dentre outros políticos e intelectuais pregam a necessidade de se discutir a descriminalização de algumas drogas. Para suas próprias conclusões veja o vídeo FHC no link abaixo.
Um excelente semana!
http://tv.estadao.com.br/videos,fhc-fala-sobre-a-descriminalizacao-da-maconha,139451,260,0.htm

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Governo estadual implementa programa de reestruturação na segurança púbica

Saudações caríssimos internautas!!!!
Desta feita analisaremos a matéria do DN:http://www.dnonline.com.br/app/outros/ultimas-noticias/38,37,38,47/2011/07/14/interna_cotidiano,75291/governadora-lanca-programa-de-seguranca-e-garante-tranquilidade-a-populaca.shtml


Após um período de transição na esfera estadual da segurança pública, ocorre, oficialmente, o lançamento da reestruturação de programas de enfrentamento da violência e da criminalidade. Fato ocorrido em solenidade no Quartel do Comando Geral da PMRN. Denominado Programa "Comunidade em Paz", que tem por objetivo, segundo o governo, prover mais segurança e tranquilidade a toda população do Rio Grande do Norte é composto por quatro projetos: Ronda Cidadã, Patrulhamento Inteligente, Bases Integradas de Segurança Pública e Olhar Seguro e investimento para aquisição de equipamentos, viaturas e (re)qualificação profissional do efetivo...


Conforme matéria, afirma a Governadora: "Queremos reduzir a criminalidade e a violência nas ruas das cidades. Estamos iniciando o projeto Ronda Cidadã no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, em Natal, por ter sido identificado pelo setor de inteligência da Secretaria de Segurança Pública como o local que necessita de um policiamento mais ostensivo"...


Com ênfase em reestruturar os programas dos governos anteriores, denominados de "Polícia Comunitária" e posteriormente, "Polícia de Bairro", o atual, visa atuar de forma sistêmica, como temos defendido em nas nossas análises de segurança. 
Desejamos sorte e esperamos que todos os órgãos envolvidos, direta e indiretamente, dêem sua parcela de contribuição, visto que, a problemática da criminalidade, antes de ser um questão policial foi e é uma demanda social que não foi suprida, em virtudes de diversos fatores, principalmente, os sócio-histórico-econômico-cultural.

Nessa perspectiva, tão importante quanto aparelhar as agências de segurança pública é implementar medidas políticas administrativas nas várias esferas públicas, no sentido de minimizar as mazelas sociais que assolam, sobretudo as camadas menos favorecidas. Por outro lado, e não menos importante é destacar que tão pernicioso quanto o crime violento (aquele retratado no vídeo abaixo) é o denominado de "crime de colarinho branco", que perpassa  e atinge todos os escalões sociais, mas que é silencioso e menos perceptível aos cidadãos. 
Por fim, deixamos como dica de análise o filme e o livro o MVBill "Falcão: meninos do tráfico e Brasília 30%...

Por hoje é só, j'espère qui vous avez une bon weekend!!!

Je vous embrasse!!!



Nessa perspectiva, tão importante quanto aparelhar as agências de segurança pública é implementar medidas políticas administrativas nas várias esferas públicas, no sentido de minimizar as mazelas sociais que assolam, sobretudo as camadas menos favorecidas. Por outro lado, não menos importante é destacar que tão pernicioso quanto o crime violento (aquele retratado no vídeo) é o denominado de "crime de colarinho branco", perpassa  e atinge todos os escalões sociais, mas que é silencioso e menos perceptível aos cidadãos. Por fim, deixamos como dica de análise o filme e o livro o MVBill "Falcão: meninos do tráfico e Brasília 30%...


Por hoje é só, j'espère qui vous avez une bon weekend!!!


Je vous embrasse!!!

quarta-feira, 13 de julho de 2011

A mídia e sua visão sobre a PM (cena da novela Insensato Coração)

Saudações aos amigos e colaboradores internautas!!!!!!
Desde que ouvir falar da cena (vídeo acima) da novela Insensato Coração, da Rede Globo, que de forma  aviltante descriminou os Guardas Municipais e Policiais Militares, de todo Brasil, qualificando-os de corruptos, fiquei indignado, levando-me a uma pequena reflexão, (a partir da qual usarei para provocá-los, parafraseando Antônio Abujamra). Os aparelhos midiáticos do país, em especial a televisão brasileira, sobretudo as TVs denominadas abertas, espetacularizam e banalizam a violência de forma escandalosa. Alguns teóricos contemporâneos das Ciências Sociais, defendem a teoria de que a (in)segurança pública no país é um produto de muita popularidade, especialmente, nas camadas menos esclarecidas, pois  dão índices de audiência elevadíssimos!!! Nessa perspectiva, aqueles setores que trabalham direta ou indiretamente com a temática beneficiam-se com esse estado de anomia social. (Uma boa dica sobre a problemática em ênfase é um livro que já citei aqui: (In) segurança pública no Brasil ( Jorge Zaverucha). Marcos Rolim, em sua obra "A síndrome da rainha vermelha", também aborda as políticas e ações quase sempre hollywoodianas que são adotadas no país para enfrentar a violência e a criminalidade. Vale apena conferir!!!
Por outro lado, um aspecto relevante a ser destacado é que através de um carta de repúdio o atual Presidente dos Conselho Nacional do Comandantes Gerais das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares, o Cel PM Álvaro Batista Camilo fez ciência a citada emissora que maus profissionais existem em quaisquer instituições. No entanto, o que não se pode é generalizar comportamentos desviados para toda Instituição Policial Militar, haja vista, o que se espera numa sociedade que vive num Estado Democrático de Direito, é que todos sejam tratados como inocentes, até que se prove o contrário (conforme o princípio constitucional de presunção de inocência) e não terem sua imagem, mesmo que seja institucional, aviltada nacionalmente.
Por fim, é importante esclarecer que as Belas Artes têm papel fundamental na construção de uma sociedade mais igualitária e fraterna, no entanto, profissionais que dedicam sua vida a defender a paz social e a vida de outrem não podem ter sua honra e dignidade contestada sem provas fundadas. Ademais, se ocorrem desvios por parte dos maus profissionais de segurança pública, esses devem ser apurados e corrigidos à luz da legislação vigente. Ad sumus!!!!

Continuamos acreditando que a educação é a única força capaz de vencer a violência, em todas as suas formas de manifestações (Pierre Bourdieu).

Je vous embrasse!!!

O referido vídeo pode ser baixado no endereço abaixo, para que os senhores e senhoras operadores ou não de segurança pública possam tiram suas próprias conclusões.
http://www.youtube.com/watch?v=DFXm_vR7ZVk

domingo, 10 de julho de 2011

Marina Silva deixa o PV!!!

Marina Silva discute a criação de um movimento suprapartidário em defesa da sustentabilidadeMarina Silva discute a criação de um movimento suprapartidário em defesa da sustentabilidade
Após mais um belo "demanche" chuvoso, nada melhor do que uma boa olhada nos jornais para ver o que está acontecendo de interessante...
Dentro da perspectiva de mudança no cenário nacional podemos citar a excelente decisão da ex-senadora Marina Silva, que (como nós brasileiros, decepcionados com a postura do partido) deixa o PV, para buscar novas possibilidades!!!
Com uma perspicácia fenomenal a ex e futura candidata a presidente da república ver novas conformações políticas através das redes de relacionamentos e outras formas de associações político-sociais, principalmente a partir de decepções e múltiplos descontentamentos por parte dos eleitores mais conscientes no Brasil. Sem querem ser visionário, mas ao nossos prisma surge (ou melhor) cada vez mais se consolida essa personalidade política brasileira, como exemplo de ética, moral e, sobretudo performance intelecto-político e agora respaldo social... "Ad sumus" nessas novas possibilidades de transformações sociais que podem modificar a nossa realidade social. Para inteirar-se mais acerca do exposto, leia um trecho da reportagem abaixo.
J'espère que vous avez une bonne semaine!!!

A bien tôt

Em entrevista ao Grupo Estado, Marina falou de sua gratidão ao PV - legenda que lhe permitiu sair candidata à Presidência da República nas eleições passadas e angariar um eleitorado de cerca de 20 milhões em todo o País -, mas também lamentou que o partido não se abriu para as transformações que seus eleitores esperavam. "Espero que o PV possa se refazer para poder metabolizar isso que nós suscitamos na sociedade. Lamentavelmente (agora) não foi possível e eu não vou ser incoerente com aquilo que faço e aquilo que eu falo", disse. Como foi o processo de saída do PV? Teve algum fato definidor, a chamada gota d'água? Eu acho que teve uma pororoca, como disse o Ricardo Young (empresário que concorreu a uma cadeira no Senado e se desfiliou do PV com Marina). Foi essa mobilização que a sociedade fez nas eleições e continua fazendo. Tem algo mudando. As pessoas procuram uma forma de envolvimento que é diferente do engajamento da minha geração. Eu compreendo isso como um legado para a democracia brasileira, para o aperfeiçoamento das instituições. Toda essa mobilização, esses quase 20 milhões que votaram em nossas propostas em 2010, deveria ser recebida como um legado, para ser metabolizado pela sociedade, pelos partidos, organizações de governo. Ficou claro que a demanda da sustentabilidade é uma demanda da sociedade brasileira.

Para ver a matéria na íntegra ver visite o endereço abaixo:

sábado, 9 de julho de 2011

A Polícia Civil continua a sua paralização, mas Força Tarefa com delegados de outras Unidades da Federação permanecem atuando e mostrando a que vieram!!!!!!! Como dica de leitura acerca da problemática da violência e da criminalidade, indico: (IN)segurança pública no Brasil, um livro acadêmico, do professor pernambucano Jorge Zarerucha, mas com linguagem acessível acerca da economia do crime e a quem interessa o caos na segurança pública no país. E se no weekend chover, uma boa pedida é Tropa de Elite II, mas após ler o livro você verá, certamente, com olhos mais críticos e, que sabe, mais irônicos que antes!!!


Para maiores conclusões vejam abaixo um trecho da matéria da Tribuna do Norte de 08/07/2011.


Policiais da Força Nacional que estão atuando no Rio Grande do Norte desde 20 de junho, prenderam na tarde de hoje (8) o foragido da Justiça Robinson Nascimento de Oliveira, que foi condenado a 16 anos de prisão pelo assassinato do gerente do Banco do Brasil de Monte Alegre, Gustavo Cromwell Dantas Tinoco, crime ocorrido há cinco anos e três meses.
aldair dantasRobinson Nascimento foi preso na tarde desta sexta-feira junto com a esposa e a irmãRobinson Nascimento foi preso na tarde desta sexta-feira junto com a esposa e a irmã

Essa foi a segunda prisão feita pela Força Nacional, a primeira ocorreu em 1º de julho, quando a Polícia localizou Josenildo Dantas da Silva, de 28 anos, acusado de ter matado com seis tiros, em 25 de maio de 2003, na Favela do Detran, a pessoa de Eloi Reinaldo da Silva Júnior, que então tinha de 19 anos.



http://tribunadonorte.com.br/noticia/forca-nacional-prende-assassino-de-gerente-do-bb-de-monte-alegre/188266

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Lavagem cerebral (Gabriel o Pensador)

Em nossa primeira postagem não poderíamos deixar de propor uma reflexão, que segue com uma boa dose de sacarmos (características que adotaremos, como uma forma de "provocação" à reflexão), mas com muito respeito aos direitos e à dignidade da pessoa humana!
Nesse aspecto, lançamos mão dessa música "Lavagem cerebral", de Gabriel, O Pensador (muito bem acompanhada de um pequeno vídeo, que vale conferir), fazendo um alerta a todos nós brasileiros e brasileiras que fechamos os olhos a toda sorte de preconceitos que existem em nossa sociedade, mas que insiste em reclamar para si o título de país "sem preconceito". É pois, a partir desse ponto de vista de uma crítica reflexiva que buscamos analisar as origens de nossas condutas autoritárias e hierarquizantes (como diria Roberto da Matta) que renova em cada gesto, desdém ou brincadeira de mau gosto, tudo que produzíamos desde a nossa colonização. Portanto, pense nisso! Antes de contar aquela piada que denigre a negro, o português, o homoafetivo, dentre outros, lembre-se que temos uma parcela de contribuição na construção e na manutenção dessa realidade (Marilena Chauí, já falava), que se apresenta para nós como imutável, mas que somos nós que (in)conscientemente a construímos, ou somos compelidos a fazer!!!

A educação é a única "força" capaz de controlar a violência e a criminalidade...
Je vous embrasse!!!