sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Dica cultural!!!

Saudações caríssimos internautas!!!

Como de praxe sempre trazemos alguma dica que achamos relevante no tocante à cultura...

Desta feita é na Zona Norte de Natal, que a banda "gospel" Catedral, traz uma mensagem sobre as drogas e depois nos brindará com o seu som, que na minha opinião dispensa comentários...

Confira mais informações abaixo:

A Força Jovem da IURD em Natal realiza no dia 2 de Outubro um grande projeto no Ginásio Nélio Dias (Conj. Gramoré - zona norte de Natal) contra o CRACK. O evento "Driblando o Crack" vai contar com a participação daBanda Catedral, Bispo Francisco de Assis, Banda Alfa e uma palestra sobre a dependência das drogas com o Delegado Heráclico Noé.
Hora: 15h
Entrada: 1kg de alimento não-perecível
Informações: www.forcajovemrn.com



E não acabou, para os fãns eternos da Legião, nos quais se insere também a Catedral, seguem logo abaixo, na íntegra, o tributo à Legião e seu mentor mor, Renato Russo!!!

Bom depois disso, só nos resta curtir, by net, agora, e demanche, no Gramoré..

See you soon!


quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Delegacias sem presos!!! Sonho ou realidade!!!???


Segue abaixo, na íntegra, e-mail do policial militar e doutor em educação da PMRN, acerca do descaso por parte de algumas instituições no cumprimento das leis estabelecidas...


No caso em comento, a permanência de presos em delegacias...

Vale apena a conferir e expressar as nossas opiniões...


Após a leitura apresentamos um clip de Zé Ramalho, que faz uma bela reflexão acerca dessa temática no país..

Bom dia.

Espero que se confirme e possa ser cumprida a determinação anunciada na reportagem abaixo.

De qualquer forma, se diminuir, ou mesmo zerar, a quantidade de presos em delegacias, já valeu a iniciativa tomada pelo Ministério Público.

Os que trabalham nas polícias agradecem.

Sairo, TC PMRN.


acessado em 29/09/2011:http://www.dnonline.com.br/app/outros/ultimas-noticias/38,37,38,47/2011/09/29/interna_cotidiano,81985/promotor-faz-determinacoes-severas-para-o-cumprimento-de-prisoes-no-rn.shtml

DIÁRIO OFICIAL » Promotor faz determinações severas para o cumprimento de prisões no RN 

Publicação: 29/09/2011 08:44 Atualização:

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR


O Diário Oficial desta quinta-feira (29), através do promotor de justiça Wendell Beetoven, publicou uma determinação ao delegado geral de Polícia do Estado, Fábio Rogério da Silva e ao diretor de policiamento da Grande Natal, que a polícia adote providências referentes ao cumprimento de mandados de prisão e sobre os flagrantes.

A determinação orienta que de posse do mandado de prisão, o acusado deve ser encaminhado para o Instituto Técnico Científico de Polícia (Itep), para o exame de corpo e delito, e em seguida, o direcionamento imediato para o estabelecimento prisional recomendado pelo juiz em qualquer hora do dia ou noite.

Em caso de recusa ao cumprimento da ordem judicial, os policiais civis encarregados na diligência de transferência do preso estão orientados a tomarem a seguinte providência: estando o diretor do estabelecimento prisional, em caso de desobediência, o gestor deverá ser detido e conduzido à presença da autoridade policial para a consumação do delito. A determinação também e válida ao substituto ou servidor responsável pela administração.

A determinação ainda chama a atenção na hipótese em qualquer tipo de recusa, o policial civil condutor deverá algemar o preso junto às grades ou outro ponto fixo do interior do estabelecimento, indicado na ordem judicial, através de algemas descartáveis, tipo braçadeira, em material sintético. Por fim, o agente penitenciário deverá ser advertido que partir daquele momento, o conduzido estará sob a responsabilidade do Coape/Sejuc, e em seguida o policial é orientado a se retirar do local, devendo todo o caso ser certificado no verso do mandado judicial, na presença de testemunhas, que poderão ser os próprios policiais civis que acompanharam a ocorrência, diante da recomendação de pelo menos três deles no direcionamento do mandado.






terça-feira, 27 de setembro de 2011

Educação no trânsito II!!! Precisamos dela!!!!



Há algumas semanas, postamos um vídeo sobre educação, ou melhor a falta desta, quando estamos, tanto conduzindo veículos, ou como pedestres. Nesse aspecto, muitos acidentes têm ocorrido, quer seja por imprudência de  um, quer seja, pela dos outros.
Porém, quando o assunto é trânsito, os problemas não são causados apenas pelos condutores e pedestres, mas também pelos órgãos públicos que não educam, nem tampouco fiscalizam o convívio desarmônico entre as partes...  
Logo abaixo segue uma matéria do DN, desta data que demonstra o caos existente em alguns pontos de Natal, em particular as áreas comerciais..



Nesse aspecto, não há educação, fiscalização, nem tampouco infraestrutura, que seja promovida pelos órgãos públicos, quer seja, pelo setor privado, haja vista, como preceitua o Código de Trânsito Brasileiro.

Conforme DN:
Não é novidade que o tráfego de carros no Alecrim, maior centro comercial do Estado, é intenso. Ultimamente, no entanto, o problema parece piorar. Os motoristas que trabalham, estudam, compram ou simplesmente trafegam pelo local estão com várias manias que irritam os comerciantes do bairro centenário. Estacionar em filas duplas, parar a menos de cinco metros das esquinas, obstruir o canteiro central, parar na frente das garagens e em locais onde é proibido estacionar. Todas são infrações passíveis de multas que variam de R$ 85 a R$ 191, previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).


Carros estacionados no canteiro central da Avenida 10 são problema recorrente Foto: Carlos Santos/DN/D.A Press
O problema ocorre especialmente no quadrilátero que fica no cruzamento das avenidas Presidente José Bento (antiga Avenida 3) com a Rua dos Paianazes (antiga Avenida 10). "O comércio só cresce e falta estacionamento. As pessoas se sentem obrigadas a parar no meio da rua para fazer suas compras", constata a gerente de loja Rejane Penha, que trabalha nas imediações. "Os agentesde trânsito da prefeitura aparecem de vez em quando, mas apenas para multar. O ideal seria orientar quem está errado", disse.

Gilton Rocha, também comerciante, afirma que se sente irritado ao ver a falta de consciência dos motoristas quando eles, por falta de respeito às regras de trânsito, dificultam o acesso aos estabelecimentos comerciais. "Quem tem educação para aonde é o correto parar. Quando o cliente quer comprar aqui na loja é preciso paciência pra esperar uma vaga, e muitas vezes não consegue porque tem gente mais impaciente por trás apitando. Ou seja, falta paciência e educação no trânsito", constata.

Por dia, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) aplica entre 10 e 15 multas de trânsito no trecho. O Diário de Natal convidou o diretor de engenharia de trânsito da secretaria, Valter Pedro da Silva, para ir ao local. Em pouco mais de meia hora, pelo menos quinze motoristas fizeram manobras erradas. "E ninguém pode alegar que desconhece as leis de trânsito. Para retirar sua carteira de motorista é preciso estudar o Código de Trânsito Brasileiro. O trecho é todo sinalizado, mas basta o nosso agente de trânsito sair um pouquinho pra tomar um lanche que as infrações voltam a ocorrer", revelou. "Nossos agentes sinalizam que eles estão errados, e só aplicam multas quando o condutor está ausente do veículo".

Para ver na matéria completa siga o link:

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Dica cultura!!!!!!

Simplesmente imperdível!!!!

Segue abaixo uma excelente dica cultural para quem quer prestigiar a comemoração de mais de 100 anos dos prédio do IFRN (centro)....


O belo palacete da avenida Rio Branco,na Cidade Alta, tem história para contar. Está completando 102 de existência, e dois anos como campus da IFRN, dedicado à cultura e educação. Essa data também marca a criação da Escola de Aprendizes Artífices de Natal, há 102 anos, que resultou no que conhecemos hoje como os Institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia do RN. Hoje a unidade prossegue com trabalhos totalmente voltados para a área cultural, apostando nas artes como forma de integração e educação da sociedade.


emanuel amaralPrédio abriga cursos na área de gestão cultural, além do museu do brinquedo e bibliotecasPrédio abriga cursos na área de gestão cultural, além do museu do brinquedo e bibliotecas
Uma programação especial, nesta sexta-feira, vai celebrar a instituição histórica com poesia, shows musicais e a inauguração de uma biblioteca. O evento é gratuito e aberto ao público. 

A programação está da seguinte forma: abertura no auditório, às 16h, com apresentação da palestra 'Poesia dos Causos do Antigo Liceu das Artes', com a participação da professora da Ufersa,  Rita Diana; às 17h, inauguração da Biblioteca Débora Machado, uma homenagem à 1ª bibliotecária do Liceu Industrial com o Coral Infantil do Campus Cidade Alta, e descerramento da placa; um coquetel às 18h, e a partir das 19h, o pátio vira palco para apresentações de Talma&Gadelha, e a banda Rosa de Pedra. 

Simona Talma e Luiz Gadelha, compositores e amigos de longa data, estão investindo atualmente no álbum "Matando o amor", projeto que flerta com o rock alternativo e a MPB. Há canções como "O roqueiro e a hippie", "Bons meninos", "Cola em mim", "Porque meu coração é burro", entre outras. Já o Rosa de Pedra é famoso por sua união de ritmos nordestinos e africanos, com um toque contemporâneo. O elemento percussivo é marcante. 

Atualmente no campus funcionam os cursos superiores de Produção Cultural (único do Nordeste), Gestão Desportiva e de Lazer, e Guia de Turismo, além das oficinas e cursos de extensão que são oferecidos gratuitamente à comunidade. O prédio também abriga o Museu do Brinquedo Popular e o Memorial comemorativo dos 100 anos do instituto, em exposições permanentes. 

Eu estarei lá!!!!


Have a nice weekend!!!!


Inamovibilidade: uma condição necessária à segurança pública


Saudações caríssimos internautas!!!


Não é de hoje que as polícias, de uma forma geral, necessitam que os seus integrantes exerçam suas  funções, por um período, mínimo, durante o qual possam desenvolver um trabalho sério e profissional, no intuito, tão somente, de controlar a violência e a criminalidade.

No entanto, quando se parte para prática, necessariamente, a cultura institucional implementada nessas organizações é outra.

Infelizmente, apesar da existência, nessas agências policiais, tal legislação, nem sempre é seguida e, ainda pior, em alguns momentos, as movimentações não atendem às especificidades técnicas..

Sobre a problemática em tela segue abaixo uma reportagem da TN, que merece ser lida e, posteriormente feita uma reflexão acerca do que poder ser feito para melhorar a performance de tais profissionais...


A Corregedoria da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social recomendou que a Delegacia Geral de Polícia (Degepol) não remova delegados da corporação de uma DP em um prazo menor que um ano, e sem a devida justificativa.

Segundo o Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (23), o corregedor Francisco de Sales Felipe solicitou o "fiel cumprimento das normas insertas no artigo 84, inciso II, cumulado com o artigo 92, parágrafo único, daLei  Complementar nº 270/2004, de 13 de fevereiro de 2004". A lei trata do estatuto da Polícia Civil, e os artigos das transferências de delegados.

De acordo com o artigo 92 da lei, "O Delegado de Polícia Civil do Estado não poderá ser removido de uma unidade para outra em prazo inferior a 1 (um) ano, contado de sua posse, na unidade policial em que for lotado. Parágrafo único. O Delegado de Polícia Civil só poderá ser removido em face da necessidade do serviço, definida em ato motivado do Delegado-Geral de Polícia Civil, cabendo recurso ao Secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social".


Je vous embrasse!!!

Ps.: ainda hoje postaremos, como de praxe, um dica cultural!!!

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Policial é tem vida????!!!!!!!!

Bonjour mes amis!!!


Posto esta mensagem, que recebi via e-mail, a qual achei bastante interessante, que serve para reflexão,  para policiais e, principalmente para os que não são policiais...


Ratificamos que o intuito não é endeusar a profissão. mas dar a real visibilidade e cedibilidade perante a sociedade..


POLICIAL TEM VIDA ??? 



"A farda é leve para quem a veste por vocação, mas é fardo insuportável para aquele que não compreendeu a missão para a qual prestou juramento!" 
  
 

DESABAFO DE UM FAMILIAR DE POLICIAIS QUERENDO JUSTIÇA! 


LEIAM ! PRINCIPALMENTE PORQUE NÃO É ESCRITO POR POLICIAL 
Policial tem vida? 
Qual a natureza jurídica do policial? 
Ele tem direitos? 
          Nos últimos dias morreram dois policiais civis. Nos últimos 06 meses policiais militares que se interpuseram entre a sociedade e o tráfico de drogas na Zona Norte, foram assassinados. Os policiais que perseguiram o ladrão de bancos conhecido como Balengo foram, juntamente com seus familiares, ameaçados de morte. Na última sexta feira, o GARRA desencadeou uma ação para capturar os matadores de um dos policiais. Investigadores, escrivães, agentes, carcereiros e delegados, de férias, de folga, abriram mão da convivência da sua família para prender o assassino do colega. 
          Nenhuma palavra dos direitos humanos, nota ridícula da Globo, que preferiu dar destaque à prisão dos chamados higlanders. Muitas pessoas ligaram na Bandeirantes reclamando que a polícia estava sendo abusiva, que a operação prejudicava o trânsito, que a operação atrapalhava suas vidas. A Record criticou o fato veladamente, ora batendo, ora soprando, mas não deixou de apresentar uma crítica ao GARRA. 
          Quando o casal Nardoni foi investigado, por quase 30 dias o Brasil acompanhou uma novela. Ruas foram fechadas, inserções no horário nobre alterando o padrão Global, interditou-se ruas, avenidas, IML, a delegacia trabalhou apenas nisso!! No caso da menina Eloá, foram 100 horas em que famílias não puderam retornar aos seus lares. Isso mesmo, foi necessária a interdição de vários apartamentos. 
No caso do seqüestro do menino Ives, do empresário Beltrão, Abílio Diniz, dos repórteres da TV Globo, do homicídio de Tim Lopes, a polícia trabalhou horas sem interrupção. Tenho amigos que não puderam nem ir para casa. Em todos esses casos não houve reclamação. Por isso pergunto: Policial é gente? Policial é humano? 
          Tenho um filho e a esposa na polícia. Tenho incontáveis amigos que quero como irmãos na polícia. Tenho diversos amigos na polícia. Tudo isso me machuca, me ofende. 
          No seu CPP de 2000 Nucci defendia que contra o policial sempre cabia prisão preventiva, posição retirada, mas nunca corrigida, pois nunca apresentou o policial como ser humano credor de direitos humanos. Em julgado recente, o STF, em pleno direito penal do autor, decidiu que o policial deve sempre ficar preso, pois sua missão é defender a sociedade e, quando age de forma diferente, deve permanecer preso. E o direito à presunção de inocência que concedeu ao padre pedófilo, cujo HC terminou por julgar inconstitucional a vedação de progressão de regime? E o jornalista Pimenta das Neves? O médico Farah que picotou sua vítima, E OS JUÍZES QUE VENDERAM SENTENÇAS E FORAM APOSENTADOS COM VENCIMENTOS INTEGRAIS, ou já se esqueceram de Vicente Leal? Por tudo isso, pergunto: policial é gente? Será que vem da sociedade? 
          Trabalhei muito tempo em hospital para saber que médico não cobra de médico, que engenheiro não cobra de engenheiro e, como advogado, não cobro de advogados. Não se trata de corporativismo, mas de companheirismo. Há um velho ditado que diz: "na hora da dificuldade o ser humano roga a Deus e clama pela polícia". Passada a emergência, esquece-se de Deus e amaldiçoa a polícia. É verdade. A nossa imprensa pequena e comezinha ainda está presa a dogmas do jornalismo do século 19. A única norma constitucional que os jornalistas conhecem é a liberdade de expressão. Qualquer atividade, como a proibição da divulgação de grampos ilegais fere a liberdade de expressão, ainda que para exercê-la humilhem e massacrem pessoas que depois se descobre inocentes. Em Questão de Honra, Tom Cruise, um advogado militar, pergunta a sua colega porque ela se importava tanto com os sentinelas processados, a que ela responde: porque quando deito, durmo sossegada, sabendo que eles estão vigilantes e, que naquela noite nada vai me acontecer. 
          Estou encaminhando este e-mail para três jornalistas que, no meu ponto de vista são cabeças pensantes e não mero vendedor de noticias. Nada contra os demais, nada a favor também. Enviarei também ao STF. Os senhores, adicionados à minha lista, de alguma forma mantêm relacionamento com a polícia, seja civil, seja militar. Alguns já são policiais. Ou nos manifestamos, ou seremos sempre (não sou policial, mas minha família é, assim me sinto ofendido por eles) cidadãos de segunda classe, como foram os negros por 400 anos. 
          Abraços, e que Deus proteja, para quem acredita nele, os nossos policiais e, para quem não acredita, boa sorte!! 
          SE VOCÊ PUDER FAZER COMO EU, ENCAMINHE ESTE DESABAFO A TODAS AS PESSOAS DA SUA LISTA. COMO VOCÊ SABE, EU TRABALHO NO MEIO E CREIO QUE ESTAVA MAIS DO QUE NA HORA DE ALGUÉM GRITAR!!! 



"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende." (Leonardo da Vinci) 



PS.: o texto é de autor desconhecido..

terça-feira, 20 de setembro de 2011

A não-educação como desserviço à segurança pública!!!!

Como o próprio título do paper afirma, a falta de educação, quer seja em sentido de escolarização, quer seja em sentido lato, de conhecimento do senso comum tem contribuído, significativamente, para o aumento da violência e, consequentemente da criminalidade. Nesse aspecto, é importante frisar que, contemporaneamente, entende-se ao tratar de conhecimento, não há gradação de importância, nem hierarquia, pois todos os saberes são relevantes na construção da vida em sociedade (SANTOS; 2007); Sendo assim, todo e qualquer conhecimento utilizado para o bem comum deve ser considerado, ao passo que os mais elaborados conhecimentos produzidos podem não ter relevância significativa, pelo dano que causaram, causam, ou poderão causar à humanidade.

A partir da reflexão acima chama-se atenção um fato estarrecedor que que atingiu a capital potiguar na última semana. O primeiro foram os ataques que aconteceram a ônibus, os quais foram depredados, mas que por falta de elementos mais substanciais, não é razoável se alvorar em quaisquer análises para não cairmos no mundo obscuro do "achismo".

Noutro viés, mas com utilização do elemento analogia, como subsídio de análise, chama-se a tenção para a enxurrada de "trotes", falsa comunicação de crime, através de chamadas telefônicas ao número emergencial "190".

Para os mais desavisados, esse número não atende apenas a fatos criminosos, mas centralizou todos os serviços emergenciais, tais como: Bombeiros, SAMU, ITEP, Trânsito, dentre outros. Ou seja, quando um cidadão, mal intencionado ou não registra um falso crime, uma pessoa deixa de ser socorrida, um incêndio deixa de ser controlado, um acidente de trânsito retarda seu atendimento, em virtude das linhas telefônicas estarem congestionadas, ou viaturas serem deslocadas desnecessariamente para locais onde não há ocorrência.

De acordo com pesquisas da PMRN:  " entre janeiro e maio deste ano, foi constatado que as crianças oriundas de zonas menos favorecidas e com mais tempo livre são as mais suscetíveis a este tipo de "passatempo". 


Para um maior aprofundamento sobre a materia siga o link:http://www.diariodenatal.com.br/2011/09/20/cidades3_0.php


sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Direitos fundamentais são garantidos????

Conforme preceitua a nossa Carta Magna, educação, saúde, segurança, dentre outros são direitos sociais, que em tese, deveriam ser proporcionados pelo Estado, enquadrando-se nessa perspectiva, a teoria do "welfare state", ou seja, o bem estar social da coletividade, conforme a seguir : "Art. 6o São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 26, de 14.02.2000)".


Todavia, quando se parte para a prática, efetivamente pouco se tem feito, ou os serviços que são prestados são, por excelência, "precários". 

Pois bem, segue uma  matéria jornalística, noticiando que o MP estadual necessitou intervir, após um não cumprimento de prazo para contratação de professores, através de concurso público. Vale apena conferir e fazer uma reflexão acerca dos nossos representantes eleitos...!!!!  


Cidades
Edição de sexta-feira, 16 de setembro de 2011 


Concurso visa suprir déficit de professores no estado. Após descumprimento de prazos, MP quer garantia do reforço Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press
O governo do Estado assumiu anteontem compromisso perante o Ministério Público e a 4ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal, em realizar concurso para contratação de 3.500 professores efetivos em toda rede estadual de ensino até o dia 20 de novembro. Para isso, o Estado terá que concluir o processo administrativo para contratação da empresa que vai realizar o concurso até o dia 12 de outubro. Pelos termos do acordo, os aprovados no certame deverão ser nomeados até o primeiro dia letivo do ano de 2012.

O acordo é resultado de audiência de conciliação realizada pelo juiz da 4ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal, Cícero Martins de Macedo Filho. A nomeação de novos professores concursados para o quadro de docentes do Estado é uma luta que a Promotora de Justiça de Defesa da Educação, Carla Campos Amico, encampa há algum tempo. O objetivo é suprir os déficits de professores nas escolas estaduais e, com isso, garantir condições mínimas de educação para os alunos.

A homologação do acordo feita em juízo ocorre por causa do descumprimento de prazos assumidos pelo Governo do Estado em lançar o edital do concurso em 31 de dezembro do ano passado e depois em maio. "Por isso entramos com ação arguindo a falta de cumprimento do acordo, ficando em seguida acordado que até maio sairia o edital do concurso o que não foi cumprido. Em junho houve outra reunião em juízo e anteontem mais uma que redefiniu as datas", explica a promotora.

Para ver na íntegra siga o link abaixo..










































































http://www.diariodenatal.com.br/2011/09/16/cidades4_0.php 


Como diria nosso  Pensador: Até quando vamos ficar parados esperando...

Je vous ambresse!!

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

O conhecimento científico a favor da PM!!!!

Na década de noventa, do século passado, um estudo feito pela antropóloga Tereza Cadeira conclui que a PMESP é uma das polícias que mais mata no mundo, inclusive até mais que em muitas guerras civis. Nessa perspectiva, e buscado cada vez mais aprimoramento técnico-profissional, respaldando-se, obviamente no conhecimento científico, a PM de São Paulo tem aumentado seu respaldo popular, bem como frente outras instituições sociais, desde ONGs, Universidades (com quem tem feito parcerias, visando melhor qualificar seus profissionais), ISO (primeira polícia a receber tal certificação), ONU, etc. 
Grosso modo, em seu livro "Crime cidade de  muros", Caldeira transcreve trechos de entrevistas populares, dentre as quais cita: "a população brasileira, sobretudo a mais carente não acredita na polícia, inclusive, a teme, e com razão" (nesse período, detectou-se que PMs em serviço usavam de violência como forma de exercício policial0. Nesse mesmo ínterim, a ROTA ficou conhecida como uma das polícias que mais matou em confronto.
Atualmente, calcada em princípios dos DH, Polícia Comunitária e produção de conhecimento científico voltado para melhoria da atuação policial a PMESP tem revertido, significativamente os índices da década passada.
Confira o vídeo da CBN (da qual, inclusive, sou ouvinte, mas reconheço, que o jornalista entrevistador, foi deveras tendencioso, e teria conseguido seu intuito, caso a oficial não estivesse tão bem preparada acerca da temática em tela) e tire suas próprias conclusões, onde a mídia tenta distorcer e banalizar os índices de violência, mas a porta-voz (Ten Cibele), demonstrando conhecimento de causa e com explicações substanciais mostra através de estatísticas e uma rápida análise sociológica os desdobramentos de confrontos entre infratores e PMs..

As demais agências policias, inclusive as PMs precisam, necessariamente, seguir esse modelo de formação e aprimoramento técnico-profissional....

Adsumus!! 











quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Feira de livros do Sesc, no Complexo Cultural Norte



Dica cultural... Vale a pena conferir!!! 


Feira do Livro do Sesc movimenta Complexo Cultural de Natal

Publicação: 06 de Setembro de 2011 às 16:12 Tribuna do Norte
tamanho do texto A+ A-

Entre os próximos dias 14 e 16, o Complexo Cultural de Natal vai sediar a Feira do Livro do Sesc, em sua primeira edição unificada em Natal. "Todos os anos, eram feitas duas feiras: uma na unidade do Sesc de Potilândia e outra na Zona Norte. Mas o evento cresceu e precisamos de mais espaço. Quando vi o CCN imaginei que seria o local ideal para a Feira em Natal, por sua beleza, dimensão e localização de fácil acesso, e também porque o nosso maior público está aqui", explicou a coordenadora da unidade do Sesc na Zona Norte, Rita de Cássia Bento de Almeida.

Na abertura da Feira do Livro, dia 14, às 9h, o mamulengueiro Heraldo Lins fará uma performance baseada no livro "A casa do telhado  branco", de autoria da promotora do meio-ambiente de Natal, Gilka da Mata, que ministrará uma palestra sobre consciência ambiental. Tudo relacionado com o tema da Feira deste ano, que é "Um pensar literário sobre a Natureza" e com o título: "Literatura e vida no planeta: Cultive essa ideia".

A Feira do Livro do Sesc deverá ser visitada por 7,5 mil pessoas, sendo a maioria de alunos de escolas públicas da capital. O evento contará com 14 estandes de livrarias e editoras, uma programação com palestras e oficinas sobre poesia, cordel, leitura, produção textual, entre outros temas, e apresentações artísticas de dança e música. 

Com informações da Assessoria de Imprensa UERN
Conforme; 
http://tribunadonorte.com.br/noticia/feira-do-livro-do-sesc-movimenta-complexo-cultural-de-natal/194993

Ps.: Já que somos tão carente de eventos como este, esperamos que não apenas a população da ZN, mas todos os natalenses que apreciam a cultura, de uma forma geral...afinal, novas edições dependem do sucesso das edições anteriores...

terça-feira, 13 de setembro de 2011

IV campanha do desarmamento no Brasil



Segue abaixo a matéria do DN sobre lançamento da IV campanha do desarmamento no RN. Logo a seguir um vídeo da Sec Nacional de Segurança Regina Miki. Vale apena conefir e tirarmos nossas próprias conclusões..
Edição de sábado, 3 de setembro de 2011 
Campanha pelo desarmamento é lançada no Rio Grande do Norte
Oficializada ontem pela governadora, iniciativa chega à terceira edição no estado, um dos 19 participantes do país
Erta Souza // ertasouza.rn@dabr.com.br 

Com o tema "Devolva, Não use. Não tenha", Rosalba Ciarlini fez o lançamento da Campanha Nacional do Desarmamento no Rio Grande do Norte. Além da governadora, participaram da solenidade o coordenador nacional da campanha Desarme Brasil, Antônio Rangel, e o secretário executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Teles Barreto. Esta é a terceira campanha lançada nacionalmente a favor do desarmamento.


Rosalba Ciarlini fez o lançamento ao lado de autoridades locais e nacionais Foto:Ana Amaral/DN/D.A Press
A ideia não é somente a entrega de armas de fogo, mas a redução no número de homicídios, especialmente nos 19 estados que já aderiram à campanha. Em anos anteriores (2005 e 2008) foram arrecadadas 500 mil armas em cada ano. De acordo com o secretário executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Teles Barreto, não existe a meta por parte da organização da campanha de superar a quantidade de armas doadas nas outras campanhas. "O que queremos realmente é reduzir o número de homicídios porque arma não é instrumento de defesa, mas de ataque", destaca.

Desde o dia 22 de julho desteano quando o RN aderiu à campanha, foram devolvidas 176 armas nos 29 pontos de coleta distribuídos pelo estado como delegacias e centrais do cidadão. Em todo o país já foram entregues mais de 20 mil armas até agora. "Com a campanha de 2005 tivemos uma redução média no país de 11% no número de homicídios por arma de fogo", afirmou Luiz Paulo Teles.

Sobre a participação efetiva do RN na Campanha Nacional do Desarmamento, a governadora Rosalba Ciarlini comentou que o objetivo principal é a redução da violência. "É importante que toda a sociedade potiguar participe dessa campanha que vai ajudar a reduzir o índice de criminalidade e, consequentemente, o número de homicídios", afirmou a governadora.

O secretário de estado da segurança pública do RN, Aldair da Rocha, enfatizou que diferente de outras, essa é uma campanha preventiva. "A segurança pública é dever do estado e um direito de todos, por isso é importante que a população se engaje e ajude a conscientizar colegas e amigos que ainda tenham armas de fogo em casa", comentou o secretário.

A campanha foi lançada no RN em Mossoró, Região Oeste, na última quinta-feira, onde foi criado o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), órgão de segurança deliberativo e do qual participará autoridades quie trabalham a segurança pública no município. O GGIM vai reunir entidades municipais, estaduais e federais para que tomem decisões relativas aos problemas que envolvem o setor na segunda maior cidade do estado. A campanha ainda será lançada este mês nos municípios de Caicó, Região Seridó, e Pau dos Ferros, no Alto Oeste. 




sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Dica Cultural (Cine Cult free na UFRN!!)


Olá meu amigos!!!!

Para quem gostar de cine cult, esta é uma ótima pedida!!! 
Conforme programação abaixo, na UFRN (após mesa redonda)

Have a nice weekend e Um forte abraço!!!


CINEPET - Ciclo de Cinema

“O outro 11 de setembro”: o golpe de 1973 no Chile.

Data: de 12 a 15 de setembro

Local: auditório B do CCHLA

Horário: 18h às 21h

Organização: PET Ciências Sociais

Filmes:

Machuca
Sinopse: Machuca é um filme chileno do ano de2004. Sua história se passa
em 1973, quando o Chile vive uma situação conturbada, em pleno governo de
Salvador Allende. Há passeatas em defesa do seu governo, em defesa do
socialismo, e outras, organizadas pela direita nacionalista que quer
retomar o poder. Gonzalo é um garoto de classe média-alta que estuda no
colégio Saint Patrik, o mais conceituado da capital, Santiago. O padre
McEnroe, diretor do colégio, pelo governo Allende, aplica uma política
para que alunos pobres estudem no Saint Patrik. Um deles é Pedro Machuca.
A partir de uma briga na escola, surge uma amizade entre os dois garotos.
As aproximações e distanciamentos que ocorrem a partir da diferença de
classe dos meninos são a chave da trama. Um drama brilhante em torno da
história do Chile, que nos machuca, mas também nos faz refletir.
Ano de produção: 2004
Direção: Andres Wood
Duração: 120minutos

Chove sobre Santiago
Sinopse: Um impressionante e autêntico testemunho do período socialista da
Unidad Popular do Chile sobre a presidência de Salvador Allende. O filme
mostra as situações reais de coragem e valentia de trabalhadores,
estudantes e sindicatos, em acordo para salvar o governo democrático do
“companheiro” Allende, contra o cruel e asfixiante golpe militar de “11 de
setembro de 1973”. Um excelente documentário-ficção que retrata a reação
violenta contra o processo social de união e organização popular do Chile
socialista, onde o povo estava, como por poucas vezes, direcionando seu
próprio destino.
Ano de produção: 1975
Direção: Helvio Soto
Duração: 105minutos

A batalha do Chile
Sinopse: Importante trilogia de filmes políticos, dirigida pelo
documentarista chileno Patricio Guzmán, retrata a sistemática aniquilação
do governo socialista de Salvador Allende no país até o golpe militar que
o tirou do poder, em 1973. Inédito em DVD.
Duração: 244 minutos
Esse filme será dividido em duas partes.

Certificado para quem frequentar no mínimo 03 das 04 sessões.
Inscrições (gratuitas, como corresponde a uma universidade pública) pelo
SIGAA.

Dúvidas e maiores informações:
Professor Gabriel E. Vitullo - Departamento de Ciências Sociais - UFRN
gvitullo@hotmail.com

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Análise about Independece day!!!!


O Dia da Pátria no RN
Apesar do sol forte, natalenses prestigiaram em bom número o desfile cívico de 7 de setembro



Milhares de pessoas enfrentaram o sol escaldante de Natal para assistir ao tradicional desfile cívico na Praça Pedro Velho (Praça Cívica), em Petrópolis. O evento que encerrou as comemorações da Semana da Pátria no Rio Grande do Norte começou às 9h e prosseguiu até as 11h40. Participaram da solenidade autoridades militares e civis como a governadora Rosalba Ciarlini, o presidente da Câmara de Vereadores de Natal, Edivan Martins, além de secretários do governo do estado, conforme o link abaixo.

Outra ato registrado foi a mobilização de PMs que usaram faixa pretas simbolizando, dois mortes de policiais, até a presente data. O grande detalha a ser enfatizado é que, a maioria, sucumbiram em trabalho extra, para aumentarem a renda familiar..
 
Ao comemoramos 184 anos de Independência, parece que o patriotismo anda em alta, pelo menos na data comemorativa. Na capital brasileira, quase 30 mil pessoas participaram do evento, conforme link abaixo:
Por outro lado apos desfile, muitos natalenses optaram por irem as praias de urbanas, porém foram surpreendidos, pois os sanitários públicos que serviam à população foram retirados, prejudicando significativamente o lazer .

Apesar da vista paradisíaca, que atrai milhares de turistas o investimento é mínimo, ou quase inexistente. As praias urbanas, principalmente, do Centro e Litoral Norte não dispões de lixeiras, sanitários e placas informativas etc.. esse é o retrato da nossa administração...

Será que precisamos organizar a cidade apenas para os turistas? E o nossos? E a sujeira nas ruas (poluição visual e sonora), mendicância de toda sorte? Miséria SA (com vocês o Rappa)...

E viva o Brasil!!!