segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Protesto contra PM na USP!!!

Saudações Caríssimos!!!

A onda de protestos na maior universidade do país continua. Ou seja, desde o último dia 27, quando a PMESP deteve e conduziu dos universitários no Departamento de Ciências Humanas da USP, os quais estava utilizando maconha no local...

As opiniões de dividem na manutenção ou não do convênio que a Universidade fez com a PMESP,  no qual realiza o policiamento ostensivo na cidade Universitária.

A foto polêmica abaixo mostra os desdobramentos dos protestos, que na verdade é apenas a ponta do iceberg, de uma política tímida dos governos  municipais, estaduais e federal de enfrentamento da questão acerca das drogas...

Estudantes da USP realizam protesto contra a presença da Policia Militar na Cidade Universitári Leia mais


Enquanto a problemática for um tabu para a sociedade não conseguiremos implementar políticas sérias de enfrentamento da questão, seja pela descriminalização ou pela proibição geral, inclusive do tabaco e do álcool, drogas tão nocivas quanto  àquela, que enriquece uma determinada casta social e mata e debilita milhares ou milhões...

Já levantamos tais questionamentos aqui. Nesse sentido, faz-se forçoso refletirmos sobre a posição do ex-presidente FHC, que conscientemente levanta a bandeira e afirma que as políticas de combate são inoperantes pera a problemática....

Veja o vídeo abaixo:


Voltaremos a essa questão!!!


Para ver a matéria completa siga o link da Folha de São Paulo: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/999706-ato-contra-a-pm-reune-professores-e-cerca-de-300-alunos-da-usp.shtml

PS.: contamos com os comentários e críticas dos associados e visitantes para enriquecermos a discussão!!!

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

DESPACHO INUSITADO DE UM JUIZ!!!!!


EM UMA    SENTENÇA JUDICIAL ENVOLVENDO 2 POBRES COITADOS QUE FURTARAM 2 MELANCIAS.


DESPACHO POUCO COMUM

A Escola Nacional de Magistratura incluiu em seu banco de sentenças, o despacho pouco comum do juiz Rafael Gonçalves de Paula, da 3ª Vara Criminal da Comarca de Palmas, em Tocantins. A entidade considerou de bom senso a decisão de seu associado, mandando soltar Saul Rodrigues Rocha e Hagamenon Rodrigues Rocha, detidos sob acusação de furtarem duas melancias:

DESPACHO JUDICIAL.
DECISÃO PROFERIDA PELO JUIZ RAFAEL GONÇALVES DE PAULA
NOS AUTOS DO PROC Nº. 124/03 - 3ª Vara Criminal da Comarca de Palmas/TO:

DECISÃO

Trata-se de auto de prisão em flagrante de Saul Rodrigues Rocha e Hagamenon Rodrigues Rocha, que foram detidos em virtude do suposto furto de duas (2) melancias. Instado a se manifestar, o Sr. Promotor de Justiça opinou pela manutenção dos indiciados na prisão.
Para conceder a liberdade aos indiciados, eu poderia invocar inúmeros fundamentos: os ensinamentos de Jesus Cristo, Buda e Ghandi, o Direito Natural, o princípio da insignificância ou bagatela, o princípio da intervenção mínima, os princípios do chamado Direito alternativo, o furto famélico, a injustiça da prisão de um lavrador e de um auxiliar de serviços gerais em contraposição à liberdade dos engravatados e dos políticos do mensalão deste governo, que sonegam milhões dos cofres públicos, o risco de se colocar os indiciados na Universidade do Crime (o sistema penitenciário nacional)...
Poderia sustentar que duas melancias não enriquecem nem empobrecem ninguém. Poderia aproveitar para fazer um discurso contra a situação econômica brasileira, que mantém 95% da população sobrevivendo com o mínimo necessário apesar da promessa deste ou desta presidente que muito fala, nada sabe e pouco faz.
Poderia brandir minha ira contra os neo-liberais, o consenso de Washington, a cartilha demagógica da esquerda, a utopia do socialismo, a colonização européia....

Poderia dizer que os governantes das grandes potências mundiais jogam bilhões de dólares em bombas na cabeça dos iraquianos, enquanto bilhões de seres humanos passam fome pela Terra - e aí, cadê a Justiça nesse mundo?
Poderia mesmo admitir minha mediocridade por não saber argumentar diante de tamanha obviedade.
Tantas são as possibilidades que ousarei agir em total desprezo às normas técnicas: não vou apontar nenhum desses fundamentos como razão de decidir.
Simplesmente mandarei soltar os indiciados. Quem quiser que escolha o motivo.

Expeçam-se os alvarás.
Intimem-se.

Rafael Gonçalves de Paula

Juiz de Direito


Enviem para Juizes, promotores, advogados, estudantes de direito e outros cursos. Essa sentença é uma aula, mais que isso; é uma lição de vida, um ensinamento para todos os momentos.

Ele com certeza desabafou por todos nós!
 

Recebi e-mail de um nobre colega estudante do Direito e das Ciências Sociais, nosso querido Maj Eduardo Franco... certamente uma pérola..

Merci beaucoup monsieur!!!
PS.: nunca a conseguiremos!!!



Formatura Geral no Comando da PMRN (News about o subsídio!!!)

A última formatura realizada pelo Cmt Geral teve como objetivo informar aos milicianos potiguares acerca de aquisição de novos equipamentos e armamentos e outras melhorias, bem como fornecer novas informações acerca dos desdobramentos sobre o subsídio para PMRN....



Na manhã de hoje (27/10) foi realizada na quadra do Quartel do Comando Geral a formatura mensal com um efetivo de aproximadamente 600 policiais militares, pertencentes às Unidades da área metropolitana.
Inicialmente, agradeceu pelo empenho demonstrado pelos policiais militares no apoio a outras Instituições – SEJUC, Polícia Civil, durante movimentos grevistas, e desprendimento em eventos de grande porte, como o Assu Folia, Festa do Boi e o ENEM, preservando a ordem e protegendo a sociedade.
Na formatura foi anunciada a entrega de 52 viaturas novas, a partir da próxima semana, para intensificar o policiamento ostensivo na área metropolitana de Natal e equipamentos de proteção individual – 1100 coletes, capacetes e escudos balísticos, bem como a autorização do Exército Brasileiro para transferência, a título de doaçõa, de 13.466 pistolas 40 – PT 100, da Polícia Militar do estado de São Paulo para a PMRN.


De acordo com as palavras do Cmt, ele acredita que o soldado da PMRN, passará a ganhar 20% do soldo do coronel...
Para mais informações link o endereço abaixo do blog do maj Castelo Branco

Have a nice weekend!!

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Sistema penitenciário (parte II)

Algumas políticas públicas começam a ser implementadas no sistema prisional do estado. Muito embora sempre correndo atrás, tem início medidas para minimizar o estado de coisas que se encontrava o sistema carcerário, em que a capacidade de custodiamento dos presos já havia sido ultrapassada há muito tempo.

Noutra perspectiva, ratificamos que tão necessárias quanto a abertura de novas vagas nos presídios são outras políticas pertinentes que  construam possibilidades da não entrada nele. Em outras palavras, de nada  adiantará, ou pelo menos não suprirá o efeito retardado, caso o governo, a partir de ações articuladas não promova um plano de resgate social, sobretudo para as populações mais carentes (ROLIM, 2009).

Segundo dados recentes do IBGE cinquenta milhões de brasileiros vivem em pobreza extrema, e para que esse irmãos não se marginalizem mais do que já o são, tão significativo quanto construir mais cadeias, é construir mais escolas, e que nelas trabalhem mestres preparados e bem pagos, que nos bairros periféricos o Estado não entre apenas com o aparelho repressor  - a Polícia (ALTHUSSER, 1974).

Nesse mesmo sentido, que a cultura não seja algo inacessível a tais populações, onde quando muito, se não quase todas as pessoas só têm acesso ao cinema, através dos filmes piratas...


Please leia a matéria do DN, tire suas próprias conclusões e faça sua parte, pois uma democracia, só se efetiva de fato e de direito com a participação de todos, seja inclusive através desses novos veículos de comunicação que nos ajudam a refletir e a colaborar de alguma forma com a melhoria da nossa qualidade de vida. Visto que quanto menos pobreza, menos estratificação social e marginalização (MINAYO, 2006), mais paz social teremos!!!


Em uma ação coordenada pela Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), foi iniciada na tarde desta segunda-feira (24) a transferência de 88 presos que estão dispostos em Centros de Detenção Provisória (CDPs) e cadeias públicas do RN.
A ação foi possível após a conclusão das obras complementares de águas e esgotos e a consequente liberação da justiça, na sexta-feira (21), do novo pavilhão Rogério Coutinho Madruga, em Alcaçuz, no município do Nísia Floresta.


http://www.dnonline.com.br/app/outros/ultimas-noticias/38,37,38,68/2011/10/24/interna_politica,84044/novo-pavilhao-de-alcacuz-recebe-primeiros-detentos.shtml
Para ver a matéria completa visite o link acima:


Have a nice week and see you soon!!!

ALTHUSSER, Luis. Ideologia e aparelhos ideológicos de Estado. Lisboa, Presença, 1974.
MINAYO, Maria C. Cadernos de Saúde Pública – social violence from a public health perpective. Disponível em:<http://wwww.cielosp.org.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X1994000500002>. Acesso em: 17 out. 2006.


ROLIM, marcos. A síndrome da rainha vermelha: policiamento e segurança pública no século XXI. Rio de janeiro: Jorge Zahar; Oxford, England: University of Oxford, Ceter for brazilian stadies, 2009.


PS.: sem antes criticar o estilo musical, vejam a profundidade da letra dessa música:


sexta-feira, 21 de outubro de 2011

E os vencimentos dos PMs e BMs como estão?!!!!

Não é nossa praxe em comentar vencimentos dos operadores de segurança no Blog, mas levando em consideração aos acontecimentos estamos divulgando o andamento das negociações entre os Militares Estaduais e o Governo do Estado, conforme se segue:


Notícias

20 de outubro de 2011, às 09h45min

Governo e associações de militares avançam nas negociações salariais

Por Assessoria SESED
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte e as associações representativas dos policiais e bombeiros militares avançaram nas negociações sobre os reajustes salariais das categorias. Nesta quarta-feira (19), por quase três horas, na Consultoria Geral do Estado, foram discutidos os pontos do acordo que teria vigência em 2012.

Uma nova reunião ficou agendada, no mesmo local, para as 11h da sexta-feira (21), quando as partes deverão entrar em consenso. O secretário de Estado da Administração e dos Recursos Humanos, José Anselmo de Carvalho Júnior, apresentou a proposta do Governo do Estado, onde a partir de fevereiro de 2012 seria implementado o subsídio para os policiais e bombeiros militares, ficando a implementação condicionada ao cumprimento do limite da despesa de pessoal conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal, ou seja, a despesa com pessoal deve ficar abaixo de 46,55% da receita corrente líquida. Anselmo Carvalho explicou que a apuração dos limites seria feita com a publicação do Relatório de Gestão Fiscal, publicado em janeiro de 2012, conforme previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Os líderes das associações que representam os policiais e bombeiros militares ouviram o secretário Anselmo Carvalho e apresentaram uma contraproposta, que já está sendo analisada pelo Governo do Estado. "Apresentei a proposta do Governo do Estado, ouvi os questionamentos dos policiais e bombeiros, vou avaliar a contraproposta e levar ao conhecimento da governadora Rosalba Ciarlini. Acredito no bom senso e espero que na sexta-feira a reunião defina tudo", disse Anselmo Carvalho.

Pela proposta do Governo do Estado, os subsídios - não mais soldos, como são chamados atualmente - seriam os seguintes:


POSTO                                      FEVEREIRO/2012 (R$)    JUNHO/2012 (R$)
CORONEL                                          9.436,93                       10.407,31
TENENTE-CORONEL                      8.145,25                         9.062,09
MAJOR                                                7.190,72                          8.011,88
CAPITÃO                                             5.826,09                          6.710,33
PRIMEIRO TENENTE                      4.611,24                           5.432,34
SEGUNDO TENENTE                     3.616,16                           4.346,64
SUBTENENTE                                  2.773,71                           3.502,00
PRIMEIRO SARGENTO                   2.565,86                           3.212,63
SEGUNDO SARGENTO                  2.388,14                           2.949,62
TERCEIRO SARGENTO                 2.141,59                            2.350,00
CABO                                                 1.908,76                             2.300,00
SOLDADO                                         1.818,16                             2.261,00

Caso o índice da Lei de Responsabilidade Fiscal não permita aumentar a despesa com pessoal, não será implantado o aumento.

Ainda participaram da reunião a consultora geral do Estado, Tatiana Mendes Cunha; o secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair da Rocha; o secretário-adjunto de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Clidenor Cosme da Silva Júnior; o comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva e o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Elizeu Lisboa Dantas.

Para ver a matéria completa visite o site: 

http://www.rn.gov.br/imprensa/noticias/governo-e-associacoes-de-militares-avancam-nas-negociacoes-salariais/8823/




PS.: não desmerecemos nenhuma categoria, mas entendemos que umas são mais sacrificadas que outras, especificamente em razão da especificidade de seu mister...

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Dica cultural!!!



Hello guys!!!

Segue abaixo dica cultural de teatro....

E o que é melhor! Nem tão caro assim!!!










A Casa da Ribeira firma parceria com a Companhia Brasileira de Teatro, do Paraná, que chega à cidade pela primeira vez trazendo dois de seus espetáculos, neste sábado. Às 19h será apresentada a peça Isso te Interessa? e às 21h, Descartes com Lentes. As apresentações só acontecerão graças aos integrantes da Companhia Brasileira, que toparam o risco de custear a vinda a Natal com os recursos da bilheteria e alguns apoios locais como: Foco operadora de Turismo, Restaurante La Tavolla, Gráfica RN Econômico e Bistrô Douce France.

noticias"Isso te interessa?" e "Descartes com Lentes"
Cia Brasileira de Teatro/PR

Isso te Interessa?

-

Trata-se de um drama permeado pelo humor, no qual a vida cotidiana de uma família surge como ponto de partida para reflexões sobre a natureza humana. Com direção de Marcio Abreu, a encenação traz os atores Giovana Soar, Nadja Naira, Ranieri Gonzalez e Rodrigo Ferrarini.

É o mesmo elenco que integrou a premida montagem "Vida", com a qual a companhia venceu prêmios como o "Bravo! Bradesco Prime", de melhor espetáculo do ano em 2010, cinco prêmios Gralha Azul e ainda foi indicada para três categorias do Prêmio Shell de São Paulo.

   Em "Isso te interessa?", a companhia cria uma espécie de inventário sobre a vida de uma família. O texto, adaptado por Marcio Abreu e Giovana Soar, traz como matéria prima o relacionamento entre pai, mãe, filho, filha, netos e cachorros. Estimulados por um fluxo de narrativa que permeia todo o texto – uma das características do grupo teatral – estes personagens conversam, discutem, interrogam, se provocam.

"A peça aborda quatro gerações da mesma família. É uma espécie de saga familiar cotidiana, em que o tempo, na forma e no conteúdo, é um dos principais assuntos", conta o diretor, Marcio Abreu.

Numa trajetória desenfreada, a peça brinca com tempo, espaço e narrativa. No afiado jogo teatral, são discutidos temas como o amor, relações humanas, cotidiano e a forma como as pessoas se relacionam com quem as cerca e seu meio. Uma das características da Companhia é quanto à atenção especial dada à palavra, que estimula a imaginação do espectador e sua participação no evento artístico. Com esta montagem, a companhia continua também no trabalho que intercala, a cada montagem, criação de dramaturgia própria com a aproximação a novos autores e textos contemporâneos.
Para maiores informações visite o site:



















http://www.casadaribeira.com.br/programacao/programacao.php


Have a nice weekend!!!

E agora? Até as delegacias estão sendo arrombadas!!!!

Saudações Caríssimos internautas!!!

Ao ler a matéria jornalística do DN, que abaixo se segue, refletia e analisava vários fatores que poderiam influenciar ações como essa que motivou a reportagem.

In the first hand, I would say!! Estamos vivendo um estado de anomia social, ou pelo menos, alguns elementos dão pistas de que algo está errado na lógica que rege as relações e as instituições sociais.
Nessa perspectiva, entendemos que as normas de convívio social que regem tais relações seguem uma lógica própria, em que alguns princípios, necessariamente precisam ser respeitados. Quando isso não ocorre, ou quando essa normalidade começa a ser perturbada o controle social que é exercido por tais instituições está em xeque.
A família, a Escola, a Igreja, a Justiça, a Polícia, o Exército etc, cumprem esse papel, quer seja pela ideologia ou pela repressão (ALTHUSSER, 1974), e quando esses mecanismos são enfraquecidos, de alguma forma, fatos dessa natureza eclodem...

Please, leiam a matéria e tirem suas próprias conclusões!!!
Cidades

Edição de quinta-feira, 20 de outubro de 2011 
Delegacia é saqueada em Cidade da Esperança

Acabou o respeito à instituição policial por parte da "bandidagem". Local que deveria ser um dos símbolos representativos da segurança, a delegacia, ao que parece, não cumpre mais sua função. Por volta das 5h da manhã de ontem, uma quantidade ainda não identificada de pessoas invadiu a Delegacia Especializada de Atendimento ao Adolescente Infrator (DEA), localizada na Cidade da Esperança, e fez um verdadeiro saque no local. Foram levados computador, monitor, pen drives e até o café e o açúcar que estava na copa, comprado com o dinheiro dos próprios agentes.

Para ver a matéria completa siga o link:

http://www.diariodenatal.com.br/2011/10/20/cidades3_0.php


ALTHUSSER, Luis. Ideologia e aparelhos ideológicos de Estado. Lisboa, Presença, 1974.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Mostra de cinema africano na UFRN!!!

Bonjour mes amis!!!


Segue abaixo a programação da I Mostra de cinema africano da UFRN.


O evento será uma ótima oportunidade para que nos aproximemos da Mama África, conhecendo um pouco sobre sua cultura, problemas políticos e sociais e conflitos internos.


Moi, j'eime le cinéma...et vous? 

  Inscrições no local
    (com emissão de certificado de participação)

   www.navis-ufrn.blogspot.com

Núcleo de Antropologia Visual
UFRN



      REALIZAÇÃO

Organização:
Lisabete Coradini  (Coordenadora do NAVIS)
Marília MeloThiago Freire
João Paulo Co
Cristina Ferreira
José Duarte




I FESTIVAL DE FILMES AFRICANOS


O primeiro festival de filmes africanos é um evento promovido pelo NAVIS (DAN- UFRN). Os filmes exibidos fazem parte do acervo de documentários e películas de ficção, gentilmente cedidos pela Aliança Francesa. O NAVIS vem desenvolvendo pesquisas sobre cinema africano, com o objetivo de discutir e divulgar essa produção cinematográfica desconhecida do grande público. O festival pretende trazer questões que ocupam o centro de muitos debates: multiculturalismo, hibridismo, diáspora, tradição e modernidade.  A importância do festival se dá dentro do contexto de políticas do governo federal, Lei 10639/2003, que vem incentivando o ensino da cultura e da arte afro-descendente e africana nas escolas de ensino básico e médio. Após a exibição haverá debate aberto ao público.


Caixa de texto: 07 à 11 de NOVEMBRO DE 2011
16 às 22 hs
07 08 09 (AUDITÓRIO DO NEPSA)
10 e 11 (AUDITÓRIO ANEXO BCZM)
07 à 11 de NOVEMBRO DE 2011 - 16 às 22 hs
07 08 09 (AUDITÓRIO DO NEPSA - UFRN)
10 e 11 (AUDITÓRIO ANEXO BCZM - UFRN)



 PROGRAMAÇÃO DOS FILMES

SEG 07/11

Tilai (França/Burkina Faso,1990) 81’
De Idrissa Ouedraogo.
Saga volta a aldeia depois de uma ausência de dois anos. Muitas coisas mudaram. Sua noiva Nogma é agora a segunda esposa de seu pai, mas Saga e Nogma ainda se amam. Transgredindo as leis, os dois jovens têm um caso. Kougri, seu próprio irmão, é designado para matá-lo, mas deixa o irmão escapar e Saga refugia-se junto a uma tia, onde Nogma vai viver com ele. Eles vivem felizes até o dia que Saga fica sabendo que a mãe está morrendo. Ele decide então voltar para a aldeia.
Horário: 16:00hs  - Local: auditório do NEPSA/CCSA

Souko (França/Burkina Faso, 1998) 31’
De Issiaka Konaté.
As crianças, apaixonadas por cavalos e cinema, fabricam uma câmara de cinema em papelão. Durante a sessão, um cavalo mágico branco aparece na tela. Nesse instante, sonho e realidade se misturam, e na escola da pequena cidade de Bobo-Dioulasso forma-se uma grande desordem.
Horário: 17:35hs - Local: auditório do NEPSA/CCSA

Identidade (França, 1998) 97’
De Mwenze Dieudonné Nagangura.
Mani Kongo, o velho rei de uma província congolesa, decide partir em busca de sua filha, Mwana, que ele mandou para a Bélgica aos oito anos para estudar, e de quem ele está sem notícias há anos. O rei, que não quer abrir mão de suas tradições, vai cruzar com personagens como Chaka-Jo, jovem mestiço belgo-congolês e falso motorista de táxi sem documento de estadia, Viva Wa Viva, jovem elegante que se apossa de seu dinheiro, ou ainda Noubia, jovem cantora iluminada e solitária... Mani Kongo volta para casa com Mwana e Chaka Jo, mas será que o regresso a África permitirá a estas personagens 'sem lenço e sem documento' se reconciliarem com eles próprios?
Horário: 18:19hs - Local: auditório do NEPSA/CCSA

TER 08/11

As Ruas de Casa Blanca (França, Belgica, Marrocos, 2000) 90’
De Nabil Avouch.
Ali Kwika, Omar e Boubker são meninos de rua. Apesar das dificuldades do cotidiano, uma amizade indefectível os une. Ali é logo morto durante uma briga entre bandidos rivais. Seus três amigos agora terão um único objetivo: dar-lhe o enterro que ele merece. Contarão com a ajuda de um adulto, um pescador que tinha ficado amigo de Ali.
Horário: 16:00hs - Local: auditório do NEPSA/CCSA

O Sobrinho do Pintor (França/Burkina Faso, 1989) 29’
De Moustapha Dao.
Ali, um menino de 11 anos, vive em um pequeno vilarejo de Burkina-Faso. A lebre, a hiena e pequenas criaturas mascaradas vivem no mundo mágico descrito a Ali por sua avó. Para recompensá-lo por seus bons resultados escolares, o pai de Ali lhe dá de presente uma viagem para a cidade grande. O que ele encontra lá o assusta, e ele volta ao vilarejo feliz por retornar às fábulas da avó.
Horário: 17:40hs - Local: auditório do NEPSA/CCSA

Poeira Urbana (França/Congo/Senegal, 2001) 52’
De Moussa Touré. Documentário.
O filme começa com uma imagem surpreendente: sete crianças esfarrapadas vão saindo de debaixo dos tabuleiros em um mercado de Brazzaville, onde passaram a noite. Moussa Touré os descobre e passa a registrar suas perambulações pela cidade, atrás de comida e de pequenos biscates. Aproveitando sua aproximação com as crianças, o cineasta resolve reintegrá-los a suas famílias. Mas o caminho de volta está cheio de dificuldades que revelam o estado da sociedade congolesa.
Horário: 18:20hs - Local: auditório do NEPSA/CCSA

QUA 09/11

Heremakono. Esperando a Felicidade (França/Mauritânia, 2002) 95’
De Abderrahmane Sissako.
Abdallah, um menino, encontra sua mãe em Nouadhibou, cidadezinha da costa da Mauritânia, enquanto esperam para viajar para a Europa. Nesse lugar de exílio, cuja língua não entende, tenta decifrar o mundo que o rodeia: Nana, mulher sensual que tenta seduzi-lo, Makan, que quer partir como ele, Maata, ex-pescador transformado em eletricista e seu aprendiz, o jovem e alegre Khatra que o ajudará a sair de seu isolamento ensinando-lhe o dialeto local. Os destinos cruzam-se e descruzam-se, enquanto os olhares fixos no horizonte esperam uma felicidade hipotética.
Horário: 16:00hs - Local: auditório do NEPSA/CCSA


O ovo (França/Burkina Faso, 1991) 17’
De Moustapha Dao.
Para seu desespero, o rei da selva, o leão 'Weogo-Naba', só tinha filhas fêmeas. Um dia sua esposa dá luz a um ovo. O leão vai atrás de uma esposa para seu novo filho, mas essa fica muito desapontada ao ver que o futuro marido está em um ovo... Ela decide então usar magia para fazê-lo sair do ovo.
Horário: 17:45hs - Local: auditório do NEPSA/CCSA
Memória entre duas margens (França/Burkina Faso, 2002) 90’
De Frédéric Savoye. Documentário.
Fréderic Savoye e Wolimité Sié Palenfo revisitam a história da colonização francesa na região Lobi, a sudoeste de Burkina Faso. Nessa região, aldeias e famílias ainda estão marcadas pela lembrança desse período doloroso. Comparada aos arquivos dos administradores coloniais, a tradição oral permite restaurar cerca de um século de história, desde a chegada dos primeiros brancos até os dias de hoje. Através de depoimentos transmitidos de geração em geração, o filme desenvolve uma reflexão crítica a respeito da colonialização e suas conseqüências individuais, sociais e religiosas.
Horário: 18:10hs - Local: auditório do NEPSA/CCSA

QUI 10/11

Contos Cruéis de Guerra (França/Congo/Mauritânia, 2002) 51’
De Ibea Atondi, Karim Miské. Documentário.
Através da narração de uma volta ao Congo-Brazzaville, seu país natal, Ibea Atondi lança um olhar singular sobre as guerras da África contemporânea. Fascinada com a loucura assassina de Mignon, um miliciano destruído pelo álcool e pela droga, a narradora tenta descobrir os mecanismos que o levaram, ele e seus companheiros, a perder toda a dignidade humana. Para evocar o horror da guerra, não há imagens de violência, mas um trabalho metafórico apoiado pelos depoimentos de vítimas e carrasco.
Horário: 16:00hs – Local: BCZM auditório anexo

A Criança Terrível (França/Mali, 1993) 12’
De Kadiatou Konaté.
A história de um menino danado, que é capaz de falar, comer e andar no dia de seu nascimento. Alguns dias depois, ele encontra seu irmão e o encaminha para suas aventuras e maldades.
Horário: 17:00hs - Local: BCZM auditório anexo

Drum (França/África do Sul, 2004) 104’
De Zola Maseko.
Drum é um filme sobre a vida de Henry Nxumalo, jornalista de investigação famoso nos anos 50 em Sophiatown, bairro símbolo da resistência cutltural em Joanesburgo. Ele trabalha em uma revista negra da moda, Drum, verdadeira arma de mídia na época. Durante esta época, toda uma geração de autores, críticos, músicos e jornalistas exigentes sul-africanos surgiu e se expressou nessa resistência. Henry Nxumalo arriscou a vida denunciando as condições de tratamento dos negros que viveram e trabalharam durante os anos de segregação, apesar do assédio constante por parte das autoridades.
Horário: 17:40hs - Local: BCZM auditório anexo

SEX 11/11

O regresso de um aventureiro (França, 1966) 34’
De regresso de uma viagem aos Estados Unidos, um jovem nigeriano oferece aos amigos da sua aldeia equipamentos de cow-boys. A gangue vai perturbar a vida da aldeia e vai transformá-la em cidade de far west.
Horário: 16:00hs - Local: BCZM auditório anexo

Os cowboys são negros (França, 1966) 15’
Moustapha Alassane, cineasta nigeriano, realiza "Le Retour d'un" (O Regresso de um Aventureiro), primeiro western africano. "Os Cow-Boys São Negros" conta a historia da gravação deste filme de ação e de amor e mostra-nos como é tênue a fronteira entre a realidade e a ficção, o cinema e a vida.
Horário: 16:35 - Local: BCZM auditório anexo

Para Nós a Rua (França/Burikina Faso, 1989) 15’
De Moustapha Dao.
Na hora da saída da escola, as ruas acolhem as crianças e suas brincadeiras, fonte inesgotável de aprendizagens. Primeiros furtos, primeiros confrontos, primeiras emoções de amor, o futebol, o cinema, a dança, as comidas, a fabricação de jogos e instrumentos musicais, o comércio.. Toda a sagacidade das crianças burquinenses é mostrada em uma sequência de tiradas rápidas e bem-humoradas.
Horário: 17:00 - Local: BCZM auditório anexo




Como de praxe que tal relembrarmos o hit, que revelou nosso contemporâneo (nordestino) Chico César, para o Brasil e até fora dele!!!!


Agora o homem é importante (Pte. da Fundação da Cultura da Paraíba)


Mama África neles!!!