quarta-feira, 25 de abril de 2012

A insegurança, ou pelo menos sua sensação vem tomando conta dos natalenses!

O título da postagem talvez seja um pouco alarmante para alguns leitores, mas é o que vem sendo veiculado na mídia local. Seja ela televisada, impressa ou digital.


Em primeira instância, como temos feito questão de enfatizar, a segurança, grosso modo, é um direito, muito mais subjetivo, do que os demais assegurando na Carta Magna. São inúmeros fatores que contribuem para que as pessoas sintam-se segurança em uma cidade. Nesse aspecto, não se quer ser redundante, mas que um aumento no policiamento, necessariamente não traria mais segurança. Por si só essa assertava está fadada ao fracasso. Pois se assim o fosse, estaríamos pensando a problemática da violência e da criminalidade, sob um ponto de vista, meramente policial, portanto simplista.


Logicamente não se está aqui defendendo que haja um esvaziamento das ruas do aparato policial - longe disso, mas que um estado policial, ao contrário de causar uma sensação de segurança, pode causa mais violência, inclusive a própria policial, que falaremos com mais vagar noutra oportunidade.


Desta feita nos deteremos um pouco mais acerca o Estado, mas também da sociedade, em que de uma forma geral precisa entender quais são as necessidades básica sociais, para que a partir de uma promoção desses direitos venha-se pensar o que, efetivamente, está faltando e o que se pode fazer para minimizar esse estado de ausência.




Não faz muito que no estado do Rio de Janeiro houve uma "intervenção", na qual não apenas o executivo, mas também e, principalmente, a mídia divulgava que o Estado iria ocupar determinadas comunidades carentes, onde ele - o próprio Estado, afirmava a partir de seus representantes que não estava presente, por isso O Crime assumira o seu lugar.


Pois bem, passaram-se alguns meses e já temos notícia da própria mídia que o remédio antes alardeado aos quatro cantos que seria o bálsamo para todos os males, parece que não foi tanto assim. Senão vejamos: O Crime  que já estava entranhado naquelas comunidades, por ausência do Estado, e já fazia parte da rotina daquelas pessoas - não de todas é claro, mas de uma parcela significativa, pois  a falta de educação, saúde, moradia, emprego e, quem diria, a própria segurança, possibilita que os valores se invertam e, como fator catalisador desse estado de coisas, não se pode prescindir que as pessoas precisam atender as suas necessidades básicas, etc... Para se ter uma percepção bem razoável recomendo "Falcão: meninos do tráfico" é vídeo documentário (MV Bill).




Um detalhe significativo para compreensão da nossa linha de raciocínio e que não pode deixar de ser frisado é que o crime não é apenas aquele violento, ao contrário do que a maioria da população pensar - ou quer pensar assim: uma pequena fezinha na banca da esquina, ou que sabe um celular, ou Ipod, Tablet comprado sem nota fiscal, que dos males  "menores", poderia ser um contrabando, mas também poderia ter sido fruto de um latrocínio. (E você leitor que acha que fez um bom negócio adquirido um novo not ou netbook! sem nota fiscal......!)




Bom, vamos ficando por aqui, mas logo abaixo segue um matéria local, do Diário de Natal, que alardeia ao quatro cantos uma suposta onda de violência em Natal!




Sem falsa modéstia, temos nos debruçado um pouco, tanto pela profissão, mas também pela formação acadêmica a estudar um pouco as causa da violência e da criminalidade, e nesse aspecto enfatizamos que Natal está longe de ser uma cidade violenta. Certamente, alguns crimes têm aumentado, mormente o contra o patrimônio é um deles, que possivelmente tem por trás o crescente uso de drogas ilícitas, sobretudo o crack - droga altamente viciante, que provoca dependência quase que imediata, e tem devastado famílias inteiras, principalmente àquelas que vivem em situação de miserabilidade, as quais são cooptadas por esse submundo.




Portanto, talvez a medida para o controle do crime que originou essa matéria abaixo esteja muito mais no campo da prevenção e da saúde pública do que no da esfera policial! Talvez estejamos querendo receitar um antibiótico, em que o mais razoável seria uma reeducação alimentar e exercícios físicos. (Mas como se onde mais precisa até os campos de várzea nem existem mais, ou estão cheios de lixo!).



Insegurança // Seis ônibus são assaltados no fim de semana


A Polícia Militar registrou seis assaltos a ônibus em Natal entre a última sexta-feira e este domingo. Para o coronel PM Wellington Alves, comandante do policiamento metropolitano (CPM), essas ações têm relação com o consumo de drogas. "São roubos feitos por jovens desesperados para conseguir algum dinheiro para comprar alguma droga". Ele garante, porém, que o trabalho de abordagem aos transportes públicos tem sido mantido pelo CPM na capital potiguar. Augusto Maranhão, do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Natal (Seturn) diz que iniciará uma campanha para "retirada de dinheiro dos ônibus", estimulando a compra dos cartões eletrônicos de vale transporte. O Seturn já conta com 50 novos postos de vendas em farmácias e mercados da cidade.


Wellington Alves relativizou a média de duas ocorrências por dia registradas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). "Se compararmos com a quantidade de viagens dadas pelos ônibus em toda a capital, trata-se de um número muito pequeno". Para coibir uma nova onda de assaltos a esses veículos, o comandante garante que será intensificado o trabalho de barreiras policiais para abordagem de ônibus nos principais corredores da capital potiguar. "E vamos também colocar essa barreira nos novos pontos indicados pelo nosso geoprocessamento, como a Avenida Coronel Estevam (Alecrim). Além disso, o policiamento ostensivo permanece passando por essas principais vias de circulação".


O comandante do CPM destaca a prisão de um dos criminosos que praticaram assaltos a ônibus neste último final de semana. O fato ocorreu no domingo, por volta das 15h30, no bairro Nordeste, Zona Oeste de Natal. Segundo Wellington Alves, um homem identificado como sendo Cristiano Medeiros Soares, 19 anos, teria anunciado o assalto a um ônibus da linha 79 (Parque das Dunas/Viaduto de Ponta Negra), exigindo que os passageiros entregassem os aparelhos celulares. Enquanto isso, o motorista de ônibus fez sinal luminoso para uma viatura que passava pela Avenida Felizardo Moura no momento. O veículo foi abordado e o assaltante foi detido desarmado e levado para a Delegacia de Plantão da Zona Sul para ser autuado em flagrante.


Para ter acesso matéria completa veja: http://www.diariodenatal.com.br/2012/04/24/cidades8_0.php 

Afinal a gente não quer só comida!
Au revoir!
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário