sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Saudações caríssimos internautas!


Desculpem-nos a ausência, mas é que agenda de trabalho desta semana fora too hard!

Now, let's go what interest us!

Como consideramos a cultura uma das alternativas à violência e à criminalidade, seguimos com uma amazing tip for this weekend!


Jazz, blues e bossa na Pipa
Com início hoje, prosseguindo até domingo, III Fest Bossa & Jazz capricha na programação com quase 40 atrações
Sérgio Vilar
sergiovilar.rn@dabr.com.br




A paisagem paradisíaca de sol, mar e bons restaurantes da Praia de Pipa estará vestida de uma aura diferente a partir de hoje. O mar ganhará as cores do rio Mississipi. A rua principal se chamará Bourbon Street. E o uísque é a pedida para o fim de semana. É que a 3ª edição do Fest Bossa & Jazz desembarca na praia mais badalada do Litoral Sul potiguar este ano. Serão quatro dias de boa música, atrações nacionais e internacionais, além de oficinas, exposições e workshops. Tudo gratuito.

O evento contará com estrutura de palco, pavilhão de alimentação com bares e restaurantes, área para exposição de artesanato, souvenirs do festival e venda de Cds e DVDs. A programação inclui nomes de peso do jazz, blues e bossa, como Coco Montoya (EUA), José James (EUA), Alma Thomas (EUA), Ithamara Koorax (RJ), Ari Borger (SP), Brazillian Blues Band (DF), Os Cariocas (RJ), Sérgio Groove (RN), Carontes (RN), Brazuca Jazz (RN), Batuque Trio (RN) e Bossa & Jazz Street Band (RN).

As duas primeiras edições do Festival aconteceram no Vila Hall (Via Costeira de Natal). Mas o encerramento da última edição na Praça principal de Pipa e a falta de espaços compatíveis com o orçamento conseguido para a realização inspiraram o Festival a voltar os olhos à Pipa. O palco e toda a infraestrutura serão montados no estacionamento de 18 mil metros quadrados do Pipa Park, em frente à cachaçaria Bodega, quase na entrada. O espaço foi conseguido em regime de parceria amigável, quase informal.

"O dono do terreno, um brasiliense, aceitou ceder o espaço. Montamos alguns pontos de venda de artesanatos para reverter em algum lucro pra ele", comenta a idealizadora e produtora do Festival, Juçara Figueiredo. "Infelizmente os espaços disponíveis em Natal são pagos. E o dinheiro captado para o Festival foi metade do valor aprovado; é insuficiente porque queríamos um evento gratuito (as duas primeiras edições cobraram bilheteria para viabilizar o projeto no Vila Hall). Então achamos esse espaço em Pipa", disse a produtora.

Juçara adianta que já entregou o projeto do Festival para 2013. "É um projeto maior, com palco na praia pela manhã. Está muito bem divulgado. Com isso esperamos mais sensibilidade do empresariado para o próximo ano". O Fest Bossa & Jazz 2012 é patrocinado pela Oi, Governo do Estado e Lei Câmara Cascudo, com apoio do Oi Futuro.

ServiçoFest Bossa & Jazz - Praia de Pipa
Quando: de hoje a domingo
Entrada franca
Informações: www.festbossaejazz.com.br 

sábado, 25 de agosto de 2012

Na sala de reboco de Alceu Valença

Imperdível! Simply amazing this saturday's night!

Segue logo abaixo a programação de hoje do "Agosto Alegria", com duas excelentes atrações locais e o nosso amazing Alceu!

Vale apenar conferir a entrevista e o show logo mais à noite!


Tádzio França e Eliade Pimentel - Repórteres

No centenário de Luiz Gonzaga, o cantor pernambucano Alceu Valença rende homenagens ao Rei do Baião, mas quem ganha este presente é o público brasileiro. Em Natal, depois de percorrer mais de vinte cidades em todo país com seu novo show baseado em pérolas do forró e do xote, Alceu se apresenta amanhã (sábado) dentro da programação do Circuito Musical Agosto da Alegria, na praça Augusto Severo (Largo do Teatro). O evento terá início às 20h, com show dos cantores Pedrinho Mendes e Sueldo Soaress celebrando 30 anos de carreira.  
Wilson Bernardo/InternetAlceu Valença apresenta show neste sábado dedicado a Luiz Gonzaga, com canções como Sabiá, Vem Morena, Asa Branca, Pau-de-Arara e Cintura FinaAlceu Valença apresenta show neste sábado dedicado a Luiz Gonzaga, com canções como Sabiá, Vem Morena, Asa Branca, Pau-de-Arara e Cintura Fina

Para quem gosta de forró, ou melhor, para quem é fã do saudoso e inesquecível Luiz Gonzaga, o show de Alceu é um verdadeiro culto ao arrasta-pé.  No repertório, não faltarão canções como Sabiá, Vem Morena, Asa Branca, Pau-de-Arara, Cintura Fina e Xote das Meninas. Dos seus próprios sucessos, o pernambucano desfia Coração Bobo, Pelas Ruas Que Andei, Cavalo de Pau, Belle de Jour, Táxi Lunar, Como Dois Animais, Anunciação, Tropicana, entre outras.

Em entrevista concedida por e-mail ao caderno FIM DE SEMANA o cantor conta como surgiu a ideia de fazer a homenagem e relata que conheceu Gonzaga pessoalmente, no início de sua carreira. "Ele foi assistir ao meu show. Perguntei o que havia achado do meu som e ele respondeu: 'é uma banda de pífanos elétrica". O encontro gerou uma parceria, o dueto na música Plano Piloto, homenagem de Alceu a Brasília. 

Com seu jeito bem irreverente, o cantor estrela o clipe Na Sala de Reboco (um dos clássicos do repertório de Luiz Gonzaga), que será lançado neste show, no qual ele faz dueto com a cantora e acordeonista Lucy Alves, do grupo Clã Brasil, de João Pessoa-PB. No vídeo, dirigido por Gustavo Caldas, foi utilizada uma estética bem contemporânea, com jovens atores compondo o elenco. Na Sala de Reboco pode ser assistido no youtube ou no site www.alceuvalenca.com.br.

Alceu se apresenta em Natal ao lado de Paulo Rafael (guitarra), Tovinho (teclados), Nando Barreto (baixo), Cássio Cunha (bateria), Edwin (percussão) e de Lucy Alves (acordeon e voz). Com um repertório criterioso e músicos de alto nível, o show desse Agosto da Alegria tem tudo para ser a melhor opção para sábado à noite. E o melhor de tudo: é gratuito.  

Há quanto tempo você começou o projeto de homenagem a Gonzagão? 

ALCEU VALENÇA - Para mim, é natural fazer esta homenagem a ele. Desde menino, eu gostava de escutar Luiz Gonzaga nos auto-falantes da minha cidade e percebia uma identidade muito forte com sua música, seu estilo, suas melodias insinuantes. Por ter nascido em São Bento do Una (PE), numa região próxima à de Luiz Gonzaga, cresci escutando as mesmas manifestações que o rei do baião consolidou em sua obra. Escutava os aboiadores, que tangiam o gado próximo às fazendas da região, adorava ver os cegos cantadores de feira, os emboladores, os cordelistas que recitavam seus versos em decassílabos. 

Como tem sido a recepção do público? 

A atual turnê começou em junho, pouco antes do São João, e já percorreu mais de 20 cidades pelo país. Em todos os palcos por onde passamos, a recepção foi muito calorosa. O show chega com toda a energia para o público de Natal.  

O forró hoje tem muitas caras. Como prender a atenção das gerações mais novas com este forró mais clássico? 

Na minha concepção, o forró verdadeiro é aquele que descende diretamente da linhagem de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro. Hoje em dia, existem grupos que se autodenominam como forró, por uma questão meramente mercadológica. Mas o verdadeiro forró permanece vivo como posso perceber em todas as cidades por onde este show tem passado. As gerações mais novas estão sempre presentes até porque meu som descende de uma tradição, mas não fica engessado nela. Há um diálogo permanente com as novas sonoridades, com uma proposta mais contemporânea. O forró se adequa perfeitamente à linguagem da música universal sem abrir mão de sua identidade. Músicas como Sala de Reboco, Vem Morena e Xote das Meninas vão permanecer ainda por muitas gerações. São atemporais.  

Você acrescentou algum elemento novo às versões de Gonzagão? 

AV - Procuro justamente destacar a universalidade da obra de Gonzaga, de modo que haja uma integração conceitual como as minhas próprias músicas. E destacamos também a elegância, a classe, o alto nível artístico dos gêneros cultivados por Gonzaga, como o baião, o xote, o xaxado, a embolada, o chamego, entre tantos outros. 

Quanto ao clipe de Sala de reboco, você atuou em todas as etapas? 

Rodamos o clipe em apenas uma noite, na Casa dos Morcegos, em Olinda. Foi uma ideia desenvolvida pelo diretor Gustavo Caldas e por minha mulher e produtora, Yanê Montenegro. O clipe tem a participação da cantora e sanfoneira Lucy Alves, do grupo Clã Brasil, de João Pessoa, que também estará no show de Natal com a gente. É bonito ver uma artista jovem com uma identidade nordestina tão verdadeira, distanciada das armações mercadológicas comuns nos dias atuais. Eu só cantei e atuei, mesmo, e dei algumas sugestões. Gosto de acompanhar tudo de perto, principalmente depois de ter dirigido meu primeiro filme. 

SERVIÇO: 

Alceu Valença, Pedro Mendes e Sueldo Soares (Circuito Musical Agosto da Alegria) - Sábado, 25  às 20h. Praça Augusto Severo (Largo do Teatro). Entrada franca.  
E para abrir o apetite que tal um belo clip do sempre irreverente Alceu Valença?!




terça-feira, 21 de agosto de 2012

Educação: fórmula de resistência encontrada por travesti

Vale a pena conhecer está história de lutra contra preconceito!

"Minha conquista serve de exemplo", diz 1ª travesti doutora do Brasil
Professora com título de doutora diz que educação combate o preconceito. Luma Andrade defendeu estudo de doutorado na Univ, Federal do Ceará.
Foto: g1.globo.com
 
Leia Também
A professora Luma Andrade, 35 anos, que se tornou a primeira travesti com doutorado do Brasil na sexta-feira (17), diz que sua carreira acadêmica vai servir de exemplo para que outros travestis busquem na educação uma forma de vencer o preconceito. "Nós vivemos numa posição que a sociedade nos impõe, à margem de tudo. E temos que quebrar esse paradigma e viver no centro da sociedade, a educação é uma das formas que temos para conseguir", diz a professora.

Luma defendeu o estudo elaborado em três cidades do Ceará "Travestis na Escola: Asujeitamento e Resistência à Ordem Normativa", na sexta-feira, na Universidade Federal do Ceará (UFC), e foi aprovada. O doutorado foi, segundo ela, uma "missão cumprida". Agora ela pretende seguir carreira política e obter um pós-doutorado.

Ela conta que já convenceu uma estudante travesti a manter-se na escola. "As pessoas não acreditam que uma travesti pode conseguir a vida com a educação. A estudante me perguntava: "E é possível uma travesti estudar e ser uma doutora?". E eu expliquei a ela que sou exemplo de que pode sim", diz Luma.

Além do pós-doutorado, ela tem como objetivo ser professora de uma escola federal no Ceará. Luma fez concurso público em 2010, quando ainda tinha no documento de identidade o nome de João Filho Nogueira de Andrade. Ela foi reprovada pela banca e recorreu do resultado, alegando ser vítima de preconceito. "Cerca de duas horas eles avaliaram o exame de várias pessoas, não há como isso ser feito, foi o que eu afirmei na justiça". Luma venceu em primeira instância, e a Universidade Regional do Cariri recorreu da decisão.

Ela sempre trabalhou como professora e atualmente acumula cargo na Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação na região cearense do Vale do Jaguaribe, que tem sede em Russas, no interior do estado. Quando começou a lecionar, Luma diz que sofreu resistência, da diretoria da escola, de alunos e de pais dos alunos.

"Como eu era a única da região que tinha formação para lecionar algumas disciplinas, eu fiquei como professora, mas o início foi bem difícil. Depois de inserir naquele meio, entendendo a sala de aula, passei a uma das professoras mais queridas da escola", conta.

Luma Andrade é filha de agricultores analfabetos, nasceu na cidade de Morada Nova, a 163 quilômetros de Fortaleza, e, no dia da mulher de 2010, ganhou o direito de mudar o nome nos documentos sem a operação de mudança de sexo.

Fontes: 
g1.globo.com


À bientôt mes amis!

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Paradoxo na segurança do país


Saudações caríssimos!

Parece que no nosso querido país as coisas, as instituições, as relações,  os valores......n) funcionam às avessas. Lendo a matéria que abaixo se segue tive  a ligeira impressão de não a ter entendido e voltei para relê-la! Calma eu explico!

Os policiais federais de todo o país estão em greve por melhores salários - o que é perfeitamente legítimo, inclusive pleiteiam equiparação com outros órgãos e instituições que exigem o nível superior para ingresso em seus quadros. Até aí nada de anormal. Mas o que nos chama a atenção que ao invés de cruzarem os braços como fazem outros funcionários, em circunstâncias análogas, ao contrário passam a executar uma operação denominada de "padrão".

Ora, meu caro leitor, e quando eles estão exercendo suas funções normalmente quer tipo de trabalho desempenham? No nosso contexto de explanação, entendemos que o serviço, ou a operação padrão deve ser realizada rotineiramente e, não de forma extraordinária com o intuito de penalizar o cidadão que paga seus imposto e ainda é obrigado a esperar horas em um aeroporto, só porque uma instituição governamental   quer utilizar de tal mecanismo para forçar a barra nas negociações com o governo.

In the other hand, certamente, algum leitor dirá, mas isso não acontece apenas na seara federal. Sim, claro que não. Nesse contexto, e também por analogia, não defendemos quando uma barreira policial é montada nas principais vias de uma cidade, como por exemplo (João Pessoa, Recife, Fortaleza.....) em horários de pico, só porque é necessário mostrar que a segurança está atuando!

Nessa perspectiva, uma instituição pública, que por excelência, deve primar por bons serviços prestados à sociedade, não pode pensar em ganhar suas reivindicações, ou ganhar visibilidade perante a opinião, simplesmente penalizando o cidadão, em especial aquele que, na maioria das vezes, já o é, em virtude de de uma série de fatores historicamente construídos em nosso imenso Brasil. (Que o diga o Roberto Damatta em seu " O que faz o brasil, Brasil? (1984)

Vale apena ler a matéria da Folha de São Paulo e tirarmos nossas próprias conclusões!


PF faz operação-padrão em aeroportos de sete Estados e do DF



Policiais federais fazem operação-padrão nos aeroportos de sete Estados e do Distrito Federal nesta quinta-feira. Em Curitiba, o sindicato da categoria finalizou o ato às 11h30 porque houve superlotação do pátio das aeronaves e alguns pousos tiveram que ser transferidos. Em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília os atos devem começar a partir das 16h (leia abaixo).
A operação é um protesto organizados pelos sindicatos da categoria de cada Estado, em greve desde o último dia 7.
Segundo a Fenapef (Federação Nacional dos Policiais Federais), os profissionais estão sem aumento desde 2005, e o salário inicial, de R$ 7.200 está defasado. Os profissionais reivindicam um aumento, em cinco anos, chegando até R$ 13 mil, equiparando com outras carreiras, como de auditores da Receita ou agentes da Abin.
No aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, a ação dos policiais contou com 15 agentes e começou às 6h30. Em dias normais, apenas dois agentes cuidam da fiscalização das bagagens e da verificação dos documentos dos passageiros.
Às 13h de hoje, 38 voos estavam atrasados no Afonso Pena --seis deles com atrasos superiores a uma hora. Outras 15 partidas foram canceladas.
Aniele Nascimento/Agência de Notícias Gazeta do Povo/Folhapress
Operação-padrão da PF causa transtornos no aeroporto Afonso Pena, no Paraná
Operação-padrão da PF causa transtornos no aeroporto Afonso Pena, no Paraná
O presidente do sindicato, Fernando Vicentine, afirmou que o pátio de aeronaves ficou cheio por volta das 11h, e a superlotação fez com que alguns pousos fosse desviados. "Por isso decidimos parar", afirma Vicentine.
A Infraero (estatal que administra os aeroportos), no entanto, diz que não houve problemas na operação do aeroporto devido à atuação dos PFs. Às 12 horas, o movimento já estava normal, e apenas dois voos estavam atrasados.
Em Porto Alegre, a operação-padrão no aeroporto internacional Salgado Filho também começou às 6h30 e tinha previsão de terminar apenas às 18h.
De acordo com o sindicato do Estado, 14 policiais estão no aeroporto fiscalizando todos os passageiros antes do embarque. Em dias normais o número de agentes é de apenas três no aeroporto.
A operação chegou a causar filas por cerca de uma hora nos portões de embarque do Salgado Filho por volta das 7h40, segundo a Infraero. Às 12h, no entanto, a situação estava normalizada.
A operação também não afetava os voos no aeroporto. De acordo com balanço das 12h da Infraero, dos 50 voos domésticos programados, apenas quatro sofreram atrasos e dois cancelados. Já entre os voos internacionais, nenhum sofreu atraso ou cancelamento.
Em Mato Grosso do Sul, o sindicato informou que desde o meio-dia (horário de Brasília) está consultando no Sistema Nacional de Procurados e Impedidos a ficha de cada passageiro que embarca no aeroporto internacional de Campo Grande ou que tenta cruzar a fronteira com a Bolívia.
A previsão é que a operação-padrão vá até as 18h e seja repetida na segunda-feira (20). Até às 13h, não havia registro de problemas por conta do protesto.
Em Pernambuco, os policiais federais realizaram operação-padrão no aeroporto de Recife, na área de embarque internacional. O único voo internacional previsto atrasou cerca de uma hora.
Segundo o presidente do sindicato do Estado, Marcelo Pires, os grevistas pretendem ampliar o protesto para embarques domésticos, no final da tarde desta quinta-feira. A fiscalização das bagagens nesse setor é feita por equipes terceirizadas. "Vamos tirá-los e assumir o controle", disse Pires.
OUTRAS OPERAÇÕES
Em Goiás, os policiais federais vão interromper, a partir das 14h, a fiscalização do embarque armado de quem tem porte de arma, única função deles no aeroporto de Goiânia. A operação dos aparelhos de raio-X é feita por funcionários terceirizados e, portanto, não será afetada.
No aeroporto do Galeão, no Rio, o ato começará às 16h e deve terminar por volta de 21h, justamente no horário em que se concentram a maior parte dos voos para Europa e Estados Unidos.
A ação dos agentes, que aumentarão de 20 para 60 no aeroporto, deve provocar filas maiores que as já registradas nos últimos dias. Idosos, gestantes e pessoas com crianças de colo serão encaminhados diretamente para o check-in, afirma o sindicato.
Em São Paulo, a operação-padrão deve começar às 16h30 no aeroporto internacional de Guarulhos. Em Campinas (93 km de São Paulo), o sindicato dos policiais afirma que os agentes farão uma manifestação no aeroporto de Viracopos a partir das 18h. Em princípio, eles iriam auxiliar os colegas que farão operação-padrão no aeroporto internacional de Guarulhos, mas decidiram organizar um protesto separadamente.
Já em Brasília, quatro agentes intensificaram a fiscalização às 16h no aeroporto internacional Presidente Juscelino Kubitschek. Agentes, escrivães e papiloscopistas da PF estão reunidos na Superintendência da Polícia Federal e de lá seguirão para o aeroporto.


Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1138277-pf-faz-operacao-padrao-em-aeroportos-de-sete-estados-e-do-df.shtml
Diogo Shiraiwa/Editoria de Arte/Folhapress

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Agosto da alegria:seria mais uma reinvenção da política do pão e circo?

Saudações!

Segue logo abaixo o rol dos primeiros espetáculos do "Agosto da alegria". Segundo os responsáveis pelo evento é uma empreitada do governo estadual, no sentido de no período de baixa estação, tornar Natal um destino turístico, com atrações culturais locais e nacionais!


Vale a pena conferir e tirarmos nossas próprias concluções!



Edição de sexta-feira, 10 de agosto de 2012 
As primeiras 36 atrações
Circuito Cultural Ribeira apresenta, neste domingo, a primeira leva dos selecionados em seu edital

O Circuito Cultural Ribeira 2012 começa neste domingo e prossegue até abril de 2013, com intervalo em janeiro. Regularidade mensal (a cada primeiro domingo de cada mês) e atrações variadas, selecionadas por edital e bancadas via Lei Câmara Cascudo, com patrocínio da Cosern e Conexão Vivo. A realização é do Centro Cultural Dosol em parceria com a Casa da Ribeira. A programação deste mês de agosto está incluída no Agosto da Alegria 2012, e foi definida a partir do Edital Circuito Ribeira. Foram no total 280 inscrições vindas de todas as regiões do estado e 102 projetos selecionados.

Orquestra Boca Seca faz parte do time de contemplados e fará show no Nalva Café. Foto: Giovana Rego/Divulgação


Sexta-feiraAgosto: 1 Um dos destaques do Agosto de Alegria de hoje é a exibição do documentário Encruzilhada do Mundo, no Museu de Cultura Popular. O doc relata momentos da história da aviação francesa, alemã e americana Direção: Fred Nicolau. Horário: 9h às 12h / 14h às 17h.

Agosto 2: A Feira do Livro de Mossoró traz hoje ao Expocenter Humberto Gessinger, músico e escritor; Lima Neto, jornalista e escritor; Márcia Tiburi, filósofa; Geraldo Borges e Gabriel Andrade desenhistas; Izaias Gomes, cordelista; João Batista Machado, escritor; Ana Elisa Ribeiro, poeta. Apresentações de Grupos Folclóricos e parafolclóricos. Programação: www.feiradolivrodemossoro.com.br Horário: 9h às 21h.

Agosto 3: Apresentação de Congos de Calçola e Pastoril, às 17h, no Museu de Cultura Popular.

Agosto 4: Hoje tem início a Sexta da Devoção Popular, sempre às 19h30h no Teatro Alberto Maranhão. Em cada sexta, um espetáculo grandioso oriundo de municípios potiguares. Nesta primeira edição, Capoeiras Panelas e Bom Jesus. Espetáculo dirigido por Claudio Almeida, com participação de alunos das escolas de Bom Jesus.

Agosto 5: No Teatro de Cultura Popular, o espetáculo 2 cabras num cordel só, encenado pela Cia de Teatro Amigos do Rei e dirigido por Luciano Luz. Às 19h30.

Taverna: As sextas-feiras de agosto terão cinco horas de rock no Taverna Pub (Alto de Ponta Negra). As atrações de hoje são as bandas Help 4 Five e Jack Black. A partir das 22h. Ingresso no local: R$ 15 (homem) e R$ 12 (mulher). Contato: 9698-3555.

Liz Nôga: O Clube de Engenharia do Rio Grande do Norte (ao lado da Cidade da Criança, na Rua Rodrigues Alves), promove mais uma edição do projeto Sexta da Música e recebe o cantor e compositor potiguar Liz Nôga, a partir das 21h.

Pirangi: Festa Reggae & Hits na Arena Verão (Praia de Pirangi). Com a banda nacional PlayBob, formada por integrantes do Monobloco e Nando Reis. E os locais: DuSouto e Daniel Marrom (samba/reggae). Às 22h. Vendas: Chilli Beans (do Natal Shopping, Midway ou Praia Shopping) e Açaí Petrópolis ou AcademiaSanctorius. Contato: 8708-1245 / 9922-4991.

Enfermagem: A festa Enfermagem Prime, na Cervejaria Continental, recebe as bandas NG (de samba/pagode), Mariloh e Forró Nobre. A partir das 22h. Ingresso a R$ 20 (1º lote). Vendas: Shalk do Via Direta.

Culinária: O Ocean Palace Beach, Resort e Bungalows promove, hoje e amanhã, mais uma edição do Grand Chef Ocean Palace, desta vez com o renomado especialista da cozinha provençal Michel Meissonnier, responsável por uma cozinha rica em cores, sabores e texturas. Mesa para quatro pessoas a R$ 1 mil (em quatro parcelas no cartão de crédito). Pacote com hospedagem: R$ 1,4 mil (dá direito a mesa para quatro pessoas e uma diária em dois apartamentos duplos), também em quatro vezes no cartão. Reservas: 3220-4148.

Riachuelo: Maria Gadú traz o show Mais Uma Página ao Teatro Riachuelo. Às 21h. Ingresso: R$ 140 e R$ 70 (meia). O Cabaré do Rossi traz de volta o último show de Reginaldo Rossi ao Teatro. Abertura com a banda I'm Not Cat Now. Às 21h. Ingresso: R$ 130 e R$ 65 (meia).

Páprika: Mônica Jucá (MPB - Bossa) inicia a programação musical do Páprika neste fim de semana. Amanhã, Tânia Soares (MPB - Bossa). No domingo, André Rangel (MPB). Às 21h30, e no domingo, às 20h30. Em Ponta Negra (antigo Decky). Contatos: www.paprika.com.br / @paprikanatal (twitter) / contato@paprika.com.br / 3219-3865.

Pepper's: No Pepper's Hall, Forró Me Pega e Fina Tonelada (PE). Amanhã, Conexão Recife com Faringes da Paixão (PE) e The Frois. A partir das 22h. Av. Eng. Roberto Freire, Ponta Negra. Informações: 3236-2886.

Quiosque: Adriana Keller (17h - pop rock) e Grupo Arquivo Vivo (20h) são as atrações do Quiosque Chopp Brahma, no Natal Shopping. Amanhã, a partir das 17h, Mister Music (pop-rock) e show da banda Sambrasil (samba) às 20h30.

SábadoBardallos: A cantora americana Haley Peltz canta no Bardallo's (Cidade Alta) a partir das 20h. De formação musical lírica, optou por dedicar sua carreira ao blues, jazz e soul. Entre suas influências figuram Nina Simone, Ella Fitzgerald e Joni Mitchell. Em sua primeira visita ao Brasil, Haley apresenta o Show "Todas as Cores do Black Tie", acompanhada dos músicos locais, Barbosa Costa, Matheus Jardim, Isaque Gurgel e Nino Costa. Ingressos a R$ 5, no local.

Agosto: Na programação do Agosto da Alegria no Parque das Dunas, apresentação de grupos infantis de dança e música. Das 10h às 15h.

Agosto 2: Khrystal e Martinho da Vila abrem a série de shows aos sábados e domingos do Agosto da Alegria no Largo do TAM. A partir das 20h. Acesso livre.


E para esquentar os tamborins! Desritimia: Matinho da Vila

À bientôt mes amis!


quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Aula de campo do 3º ano do Curso de Formação de Oficiais da PMRN

Saudações Internautas!

Um pouco assoberbado de atividades não temos tido muito tempo para nossas postagens semanais! Mas prometemos nos esforçar um pouco mais (nem que seja depois das 23h!!!!)

Bom chega de papo e vamos ao que interessa....

Nesta manhã de quarta-feira (08), realizamos um aula de campo com os futuros oficiais da PMRN, tendo em vista que sou instrutor/professor da disciplina de Teoria de Policiamento Comunitário, do último ano de graduação dos 16 (dezesseis) cadetes da Academia Cel Milton Freire de Andradre (APM-RN).



Alunos Oficiais visitam bases comunitárias na Zona Norte

A aula fora previamente agendada com o Maj PM Manoel Kennedy do Nascimento, comandante do 4º BPM, situado na zona Norte de Natal e responsável pelo gerenciamento do Programa Comidade em Paz naquela área da capital.

A disciplina tem uma carga horária de 45 h/a, sendo realizada através de um encontro semanal, de quatro h/a, às quartas feriras, tendo como objetivo:

Precípuo:
Promover no discente a compreensão da acepção moderna de Polícia Comunitária como filosofia de polícia e de policiamento, habilitando-o ao final da disciplina a aplicar os conhecimentos apreendidos como estratégia organizacional; e

Específicos:
  1. Possibilitar ao Aluno Oficial a apreensão de um referencial sociológico básico que auxilie o estudo da realidade sócio-comunitária, funcionando de forma assistencial no  desempenho da carreira miliciana e no seu intrínseco relacionamento com as comunidades;
  2. Contextualizar historicamente o surgimento e o desenvolvimento da Polícia Comunitária, relacionando as questões empíricas do cotidiano com referencial teórico da disciplina; e
  3. Levantar hipóteses dos possíveis obstáculos que ocorrem na implementação dessa estratégia organizacional, de modo que contribuam na identificação de parâmetros relevantes a serem considerados na análise crítica da atividade policial militar e implementação ou gerenciamento da polícia interativa.

Principais temáticas desenvolvidas em sala:

Conceitualização de comunidade; Sociologia da violência e do crime; Evolução do sistema policial: gênese histórica; Doutrina de polícia comunitária; Origem do PM no seio da sociedade; O PM e os limites da lei; Experiências de polícia comunitária: internacional, nacional e local; Planejamento: gestão pela qualidade em segurança pública; Mobilização social; Técnicas de mediação de conflitos; Elaboração, implementação e gerenciamento de projetos em Polícia Comunitária.

A aula contou com uma palestra do comandante do Batalhão, que falou acerca do Programa Comunidade em Paz, que é contemplado com os projetos Rondas Cidadã, Base Integrada de Polícia Comunitária e o Patrulhamento Inteligente, projetos esses que tiveram seus planos-pilotos lançados no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, que segundo estatísticas avaliativas da SESED  têm diminuído os índices de criminalidade naquele bairro.

Após a preleção foram visitadas as Bases dos conjuntos Santa Catarina (primeira base de polícia comunitária, no estado)[1], Planície da Mangueiras, Parque dos Coqueiros e Jardim Progresso.

Como estudo comparativo serão realizadas outras duas visitas, sendo a primeira na zona Oeste, onde a responsabilidade do policiamento comunitário é do 9º BPM, que foi o precursor na implematação dessa filosofia   no RN, quando tinha a frente como comandante, o então Tenente Coronel Araújo Lima, um dos primeiros estudiosos no assunto, aqui no estado[2]. Posteriormente, pretende-se visitar o 5º BPM que atua na zona Sul de Natal, com a mesma finalidade.

Estavam também presentes, o idealizador do projeto do Patrulhamento Inteligente, o Sargento PM Vantuil  Carvalho, especialista em polícia comunitária e atualmente assessor da SESED, bem como o atual gestor do Policiamento Inteligente, na zona Norte o Ten Avelino. 

Por fim, mas não menos significativo, tentar-se-á agendar uma entrevista coletiva (a ser realizada pelos terceiranistas) com o Secretário de Segurança Pública e da Defesa Social,  Dr Aldair da Roha, diga-se de passagem, um dos fomentadores  e entusiastas do programa em comento.

O registro da referida aula também pode ser acessado no site oficial da PMRN, através desse link: http://www.pm.rn.gov.br/contentproducao/aplicacao/sesed_pm/imprensa/enviados/noticia_detalhe.asp?nCodigoNoticia=33051





[1] BANDEIRA, Flávio Roberto; NASCIMENTO, Manoel Kennedy; SILVA, João Batista da. Polícia comunitária no Rio Grande do Norte: estudo-relato da implantação do policiamento comunitário nos conjuntos habitacionais  Sta. Catarina, Panatis e Soledade I. 2003. 47f. Monografia (Especialização) - Departamento de Ciências Sociais Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
[2] Idem.


quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Seleção para capacitação de PMs na Força Nacional

Saudações caríssimos!

Muito nos apraz em divulgar tal matéria, pois a PMRN já conta com número significativo de policiais, em termos proporcionais, com capacitação realizada pela Força Nacional.

Nesse sentido, os interessados a partir da graduação de soldado até o posto de capitão podem participar do processo seletivo.

Ratifica-se que a experiência, pois além do legado técnico que o PM adquirirá, a Instituição Militar Estadual disporá de mais profissionais capacitados, tanto par atuarem no próprio estado, bem como em outras Unidades Federativas, caso venham ser convocados.


FORÇA NACIONAL


  
Por Assessoria de Comunicação da PMRN

A Secretaria Nacional de Segurança Pública disponibilizou para a Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte dezessete vagas para PMs norte-riograndenses realizarem a Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC).

Os dezessete Policiais Militares selecionados ficarão à disposição do Departamento da Força Nacional de Segurança Pública (DFNSP) pelo período de um ano, prorrogável por 30 dias, com viagem prevista para o dia 13 de outubro do corrente ano.

As dezessete vagas são destinadas a Oficiais (3) e Praças (14), os quais serão submetidos a avaliação de saúde e física, além de comprovação de critérios para a seleção dos integrantes do efetivo da Força Nacional.

Para compor o efetivo da Força Nacional, o Militar não pode ter sido responsabilizado ou condenado pela prática de infração administrativa grave ou condenação penal pelos últimos cinco anos não deve responder a processo administrativo ou processo criminal na Justiça comum ou militar estar classificado, no mínimo, no comportamento "BOM" ser considerado "APTO" em inspeção de saúde e em teste de aptidão física realizados pela PMRN apresentar Certidão Negativa de Justiça Comum, Militar Estadual ou Corregedoria estar com as vacinas atualizadas possuir CNH, no mínimo na categoria "B" e não possuir Instrução de Nivelamento e Conhecimento (INC).

As inscrições para o Processo Seletivo para a Força Nacional serão realizadas no Quartel do Comando Geral da PMRN, na Diretoria de Pessoal, nos dias 06 e 07 de agosto (segunda e terça-feira), onde os Militares deverão se apresentar com um Memorando emitido pelo Comandante imediato, o qual informará possuir os requisitos necessários.

A relação dos dezessete Policiais Militares que irão compor o efetivo da Força Nacional de Segurança Pública deverá ser encaminhada à SENASP no dia 31 de agosto do corrente ano.