sábado, 23 de fevereiro de 2013

Especialização em segurança pública - UERN-SENASP

Saudações caríssimos Internautas!

Como divulgamos na última postagem, muitos cursos capacitação estavam por vir. Desta feita, é uma parceria entre a SENASP/UERN, sendo promovida mais uma edição de uma especialização lato sensu, pela aquela IES. Os requisitos seguem logo abaixo:


Especialização em Segurança Pública e Cidadania

O referido curso visa capacitar, qualificar e promover o aperfeiçoamento de profissionais da área de Segurança Pública através do foco multidisciplinar, atendendo também a diretriz do Ministério da Justiça, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Público alvo e vagas oferecidas:
Serão oferecidas 40 vagas para Policiais Civis, Policiais Militares, Bombeiros Militares, profissionais de Perícia Forence e Guardas Municipais.
Também serão oferecidas 10 vagas para Policiais Federais, Policiais Rodoviários Federais, Agentes Penitenciários, membros do Ministério Público (Promotores e pessoal técnico administrativo), membros do Poder Judiciário (Juízes e pessoal técnico administrativo) e membros de associações/ONG's de Direitos Humanos e Cidadania.


Gratuidade:
O referido curso será custeado com pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, necessitando para tanto que o profissional, em epígrafe, apresente um projeto à comissão de seleção daquela IES, no qual o discorrerá sobre temática da segurança pública, transformando, ao final da especialização em artigo científico.


Período e local das inscrições:
De 18 de fevereiro a 01 de março de 2013, de segunda à sexta-feira, de 07:30 às 11:00h e das 19:30 às 21:30h, na Secretaria do Departamento de Ciências Sociais, UERN – Mossoró/RN.

Local das aulas:
Campos Central da UERN-Mossoró/RN.

Contatos:
(84) 3315-2195 | dcsp@uern.br

Edital completo:
http://www.uern.br/pdf/Documentos/0.0Edital.Esp.Seg.Pub.2013.pdf

Depois de longas datas, estamos de volta postando mais um artista potiguar. Vale apena conferir! Ivando Monte...






À bientôt mes amis!

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Curso de Técnicas Policiais para PMs

Saudações Caríssimos Internautas!

Segue logo abaixo, mais um curso de capacitação profissional, desta feita, oferecido pela Polícia Civil, oportunizando através de mais um convênio firmado entre SESED/SENASP eventos que visão melhor capacitar os Operadores de Segurança Pública, visando grande eventos.

Fiquem atentos, pois esse é um de muitos outros que estão programados para o ano de 2013!


Técnicas Policiais - ACADEPOL

Mudar tamanho da fonte Aumentar fonte Diminuir fonte
A Polícia Civil está disponibilizando 12 vagas para o Curso de Técnicas Policiais, realizado com foco para a Copa do Mundo de 2014.

Distribuição de vagas: De acordo com o quandro em anexo.

Público alvo: Oficiais e praças PMRN.

Período curso: Turma 1 - 04 a 20/03/2013 | Turma 2 – 01 a 17/04/2013 (Manhã e Tarde)

Inscrições/Local: 18 a 22/02/2013 | Diretoria de Ensino PMRN (Autorização do Cmt/Ch com ficha de inscrição)

Local curso: Academia de Polícia Civil - ACADEPOL
Fonte:http://www.pmde.rn.gov.br/contentproducao/aplicacao/sesed_de/imprensa/enviados/noticia_detalhe.asp?nCodigoNoticia=35292

Já faz um bom tempo que não postamos um vídeo temático, então quando da confecção desta matéria pensamos em nada mais nada menos que o Pensador!



À bientôt mes amis! E fiquem antenados pois postaremos muitas outras oportunidades de cursos e até de Pós-graduação financiada pela SENASP.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Cursos de idiomas para Operadores de Segurança Pública do RN

Saudações Caríssimos internautas!

É com muita satisfação que faço postagens dessa natureza. Desta feita, estou transcrevendo mais um matéria do site da PMRN ( digo! Blog, conforme segue fonte abaixo, haja vista, o site oficial está com problemas) que divulga mais um curso de capacitação.

O citado evento vai beneficiar PMs, BMs, e PCs, com oito turmas do curso de Espanhol (100 h/a), que serão realizadas na APM e no CFAPM, nos meses de março, abril, maio e junho.

O referido curso está sendo viabilizado, em virtude do convênio firmado pela SESED/SENASP, através da aprovação de um projeto de capacitação gestado na Diretoria de Ensino da PMRN, o qual tivemos o prazer de colaborar, significativamente.

Vejam a matéria na íntegra!


PMRN REALIZA REUNIÃO PEDAGÓGICA PARA CURSO DE ESPANHOL

DSC00209Na manhã desta quinta-feira, 14, foi realizada uma reunião pedagógica no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar para realização de Curso de Espanhol na PMRN.
O curso tem a finalidade de preparar Policiais Militares, Bombeiros Militares e Policiais Civis para a Copa do Mundo 2014. Serão 8 (oito) turmas, com aulas realizadas na Academia de Polícia Militar e no CFAPM (Centro de Formação de Praças), no período de março a agosto de 2013.
Participaram da reunião, Coronel Araújo Lima, Tenente Coronel Mendonça, Capitão Batista, Tenente Edmílson, dentre outros.
A divulgação das unidades contempladas com as vagas será publicada em Boletim Geral da PM.
Maiores informações:
Diretoria de Ensino da PM
Telefones: (84) 3232-6391 / 6392
Fonte:http://assecompmrn.wordpress.com/2013/02/14/pm-realiza-reuniao-pedagogica-para-curso-de-espanhol/

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Escândalos no governo não são apenas no Brasil!

Saudações Caríssimos!

Em tempos de Carnaval, mas sempre de olho no Brasil e no mundo.

Vejam só, dando uma lida para ficar sempre antenado, ao abrir meu e-mail, na página francesa "yahoo.fr" está estampado mais um caso de corrupção, desta feita, quem diria, na Alemanha! Pasmem vocês a ministra da educação daquele país, simplesmente pediu demissão porque perdeu seu título de doutora, por ter sido acusada de plágio. Como dia meu caro Boris Casoy: Isso é uma vergonha!

Abaixo segue a matéria na íntegra, para vocês tomem suas próprias conclusões:





Por Annika Breidthardt

BERLIM, 9 Fev (Reuters) - A ministra da Educação da Alemanha, Annette Schavan, renunciou neste sábado depois de ter perdido seu doutorado sobre acusações de plágio, um estorvo para sua confidente e chanceler Angela Merkel, que está em campanha para ganhar um terceiro mandato este ano.

A renúncia veio quatro dias depois de a Universidade de Duesseldorf denunciar que Annette havia "sistemática e intencionalmente" copiado partes de sua tese de doutorado e retirou seu título Ph.D mais de 30 anos depois que foi concedido.

Foi a segunda vez em dois anos que Merkel perdeu um ministro em um escândalo sobre farsas acadêmicas. Karl-Theodor zu Guttenberg renunciou como ministro da Defesa em 2011 após ser exposto por plagiar sua tese, comportamento que Annette condenou, na época, como "vergonhoso".

A chanceler, que raramente demonstra suas emoções, dedicou a Annette um sorriso consolador numa coletiva de imprensa em que disse a jornalistas: "Eu aceito essa renúncia com peso no coração".

A saída de Annette não deve enfraquecer as chances de Merkel de conquistar um terceiro mandato em eleições em 22 de setembro. O Partido Democrata Cristão regularmente pontua acima de 40 por cento pesquisas, o que lhe concede uma liderança fácil contra o principal partido de oposição, o Partido Social Democrata.

Mas perder sua principal confidente ainda é um golpe para a líder alemã, e a força a fazer sua quinta alteração no gabinete no atual mandato de quatro anos ao trazer Johanna Wanka, uma ex-ministra da Educação em dois estados alemães, para substituir Annette.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

PMs de São Paulo não podem mais socorrer vítimas após confronto


Saudações Caríssimos!

Já havia me deparado com algumas dessas questões, pois com a recorrência de denúncias que os aparelhos midiáticos nos imprimem cotidianamente, alguma medida, obrigatoriamente, precisava ser tomada pelo Estado. Uns são contra, outros a favor, mas o que não podemos negar são alguns fatos que se tornaram notórios e, que, infelizmente incriminam, ou pelo menos deixam indícios muito contundentes contra alguns operadores de segurança, em particular os militares.

Logo abaixo segue a reportagem do Domingo Espetacular em que autoridades e especialistas expõem seus pontos de vista, que merecem, sem sombra de dúvidas nossa análise mais detida, visto que um pequeno retardo, para alguém que agoniza, pode custar a vida. Noutra perspectiva, é inadmissível que pessoas sejam executadas por profissionais que têm o dever de protegê-las.

Vejamos a matéria!


Número de mortos em confronto com a polícia de SP aumenta 40% em um ano


Os números foram divulgados neste sábado (2) e ajudam a explicar porque a PM não pode mais socorrer pessoas baleadas na rua. A ordem para os policiais é preservar a cena do crime e chamar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU, ou o Corpo de Bombeiros, em cidades onde não há SAMU. Entenda o que motivou essa medida polêmica. 


Como temos insistentemente asseverado, os profissionais de segurança pública são por excelência funcionários públicos privilegiados, pois têm a possibilidade de intervir, quando no execício de seu mister para salvar pessoas. Mas por outro lado, com a complexidade da dinâmica social, tais trabalhadores precisam ser muito bem selecionados, formados e, continuamente capacitados. Bom essa deveria ser uma das linhas de ação do Estado. Na outra vertente, órgãos fiscalizadores, internos e externos e mecanismos de controle e, quando necessário, punição -  leia-se instrumentos eficazes de repressão e recapacitação, não ferramentas arcaicas que nem controlam e muito menos reprimem - que possam dar uma resposta eficiente e eficaz à sociedade que é  nosso maior cliente. (CANO; LUMGRUBER; MUSUMECI, 2003).


Fonte:http://noticias.r7.com/videos/numero-de-mortos-em-confronto-com-a-policia-de-sp-aumenta-40-em-um-ano/idmedia/510ef5b492bb124aa8be1401.html

CANO, I; LEMGRUBER, Julita;  MUSUMECI, L. Quem vigia os vigias?: um estudo sobre controle externo da polícia no Brasil” - Julita Lemgruber, L Musumeci, I Cano - 2003 - Rio de Janeiro: Record.