quarta-feira, 16 de julho de 2014

O que ganhamos e o que perdemos com a Copa/2014

Saudações Internautas!

Após a Copa muito se fala do legado que a Copa do mundo de futebol deixou para o Brasil! Mas que legado é esse? quais os benefício e malefícios nós teremos e se os países antecessores a nós também tiveram.

Logo abaixo segue uma matéria as quatro últimas copas e os que os países realizadores lucram ou perderam com esse evento que mexe com milhares de pessoas e bilhões em recursos utilizados para operacionalizar um evento dessa magnitude.
Estádio de Yokohama na final da Copa de 2002: arenas construídas no Japão geram prejuízo até hoje (Foto: Toru Yamanaka/AFP)Estádio de Yokohama, no Japão, na final da Copa de 2002: arenas construídas no país dão prejuízo até hoje (Foto: Toru Yamanaka/AFP)


Com o fim da Copa do Mundo de 2014, finalmente os brasileiros podem se debruçar sobre as heranças e consequências desse megaevento. Qual será o legado do torneio no Brasil? As experiências de países que sediaram o campeonato em edições anteriores dão pistas do que um país pode ganhar ou perder ao receber um Mundial. Veja o que aconteceu em quatro países que sediaram as últimas três Copas da Fifa antes do Brasil:

1) Os estádios viram 'elefantes brancos'?
Assim como no caso dos estádios de Cuiabá, Manaus e Brasília, os países que sediaram as três últimas Copas também construíram ou reformaram arenas em cidades sem times de primeiro escalão. Em 2002, a Copa foi disputada em um recorde de 20 estádios: dez no Japão e dez na Coreia do Sul – a maioria construídos do zero.


2) Que projetos de mobilidade ficaram prontos antes do evento?
A Alemanha também precisou investir pouco em grandes obras de infraestrutura de mobilidade para sediar o Mundial, já que sua malha ferroviária e aérea já era abrangente. Mas o país conseguiu apresentar melhorias das quais a população desfruta até hoje, oito anos depois. Uma delas foi o trem de alta velocidade que liga Berlim e Leipzig.
A cidade de Leipzig ganhou um trem de alta velocidade três semanas antes do início da Copa de 2006 na Alemanha (Foto: Jan Woitas/DPA Picture-Alliance/AFP)A cidade alemã de Leipzig ganhou um trem de alta
velocidade 3 semanas antes do início da Copa de
2006 (Foto: Jan Woitas/DPA Picture-Alliance/AFP)
Segundo reportagem da BBC Brasil de maio de 2014, o trecho foi inaugurado três semanas antes da Copa de 2006. Mas, hoje, ele tornou possível que pessoas morem em uma cidade e trabalhem em outra.

No Japão, a situação do transporte público era semelhante à da Alemanha e, por isso, os governos do país e das cidades-sede não precisaram gastar muito dinheiro para construir grandes obras de mobilidade urbana.


Para ver a matéria na íntegra e tirar as próprias conclusões clique aqui.
Veja logo abaixo uma ilustração esquemática sobre os ganhos em equipamentos da segurança pública no RN com a Copa.

Para maior aprofundamento siga este link.

Escrevendo esta postagem me veio a mente uma canção antiga de Bezerra da Silva - Ladrão de colarinho branco!



Ad sumus!
Fontes: 
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/07/copas-anteriores-dao-pistas-sobre-possivel-legado-do-evento-no-brasil.html. Acesso em: 16/Jul/2014.
http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/policias-ganharam-r-35-milhoes-em-equipamentos/287086. Acesso em 16/Jul/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário