segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Índice de homicídios aumentou em 2013 no RN



Saudações internautas!

A segurança pública do estado tem mais um desafio a ser enfrentado em 2014, pois conforme dados estatísticos da SESED, o aparato estatal não conseguiu atingir a meta de redução de homicídios para 2013, que era de 10%.

Então vale a pela reavaliar o trabalho que vem sendo desenvolvido, corrigindo os pontos falhos e incrementado aqueles que estão apresentando resultado satisfatório.

Veja a matéria completa abaixo!



RN não consegue diminuir crimes

Publicação: 26 de Janeiro de 2014 às 00:00

Comentários3

O governo estadual não conseguiu cumprir sua meta de reduzir, nos últimos dois anos, em pelo menos 10% no Rio Grande do Norte o número dos crimes violentos letais e intencionais, como tecnicamente são chamados os homicídios. Dados do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) apontam que entre 2011 e 2012, o número de assassinatos cresceu 13,2%, enquanto de 2012 para o ano passado o percentual elevou-se 26,5%.

A Subcoordenadoria de Estatística e Análise Criminal (Seac) do Ciosp levantou que em 2011 o número de homicídios no Estado chegou a 1.073., No ano seguinte, o   número de vítimas subiu para 1.215 e, em 2013, foi para 1.537 homicídios.

As estatísticas fazem parte de um relatório já apresentado à governador a Rosalba Ciarlini e ao aparelho de segurança pública do Estado, com a finalidade de embasar os investimentos do programa do  governo federal “Brasil Mais Seguro”, que tem uma previsão de repassar R$ 49 milhões para o Rio Grande do  Norte.

O relatório aponta, ainda, que Natal é responsável pelo maior número de homicídios ocorridos no Estado (34,2%) seguido de municípios da Grande Natal (26,5%) e Mossoró (11,6%). Os demais municípios o percentual chega a 27,7%.

O levantamento do Seac/Ciosp também  mostra que o principal instrumento causador de homicídios são armas de fogo (86%) e, em seguida, as armas brancas (10%). Somente 1% dos homicídios tem como causa espancamento e outros  instrumentos causadores são 3%.

O subcoordenador da Seac, Kleber Maciel, disse que apesar de não ter sido alcançada a meta global de reduzir em 10% o  número de homicídios, em Natal conseguiu-se chegar a isso na zona Leste, onde o número de vítimas caiu 7%, passando de 74 homicídios em 2012 para 69 no ano passado.

Na zona Sul de Natal houve um  aumento de 7% no número de homicídios, que chegaram a 27 casos em 2012 e no ano seguinte foi a 29. O maior percentual de crescimento ocorreu na Zona Norte, onde foram assassinadas 172 pessoas em 2012 e 218 no ano passado, um índice de 27%. Já zona Oeste o crescimento foi de 22%, saindo de 171 casos de homicídios em 2012 para 208 mortes em 2013.

Kleber Maciel informou que  não houve uma redução do número de homicídios “como a gente planejou, por causa da dificuldade financeira do Estado”, mas ele acredita que com o mapeamento dessas ocorrências e os investimentos do “Brasil Mais Seguro” e o apoio do Ministério da Justiça “vai se dar uma alavancada” na redução da criminalidade no Estado, a exemplo do que ocorreu em Pernambuco, onde se começou um programa de investimentos em segurança pública com recursos próprios em 2007.

Maciel disse que a Seac também tem outros relatórios mais completos, relacionado inclusive aos horários, dias  com maior incidência de homicídios: “O modelo a seguir é o de Pernambuco, não conseguiu no primeiro ano, mas nos dois anos seguintes atingiu a meta de 12% de redução do número de homicídios”.
Fonte: Disponível em: http://tribunadonorte.com.br/noticia/rn-nao-consegue-diminuir-crimes/272807. Acesso em 27/jan/2014.

Para concluirmos um vídeo já postado aqui, porém bastante interessado para se fazer uma análise preliminar do aumento da violência!


quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Quem vigia os vigias?!

Saudações Caríssimos!

Quem Vigia os Vigias ?Infelizmente, quando estamos em uma certa condição de "normalidade" abruptamente surge mais uma denúncia contra policiais. Desta feita conta dois delegados da Polícia Civil do nosso estado. O primeiro, do qual trata a matéria logo abaixo, faz uso de veículo oficial para (pasmem todos!) ir a motel (conforme o vídeo divulgado por várias redes sociais e pelo portal UOL). Já o segundo, também faz uso na mesma máquina pública para dar aula em uma faculdade da capital potiguar!

É forçoso enfatizar que os referidos funcionários estaduais estão bem acima da média salarial paga pelo governo do estado ao funcionalismo público, conforme a própria matéria assevera....


Vale a pela conferir e tirar nossas próprias conclusiones!


Polícia Civil vai se posicionar hoje sobre uso indevido de viatura descaracterizada

Publicação: 22 de Janeiro de 2014 às 08:45

Comentários0

O delegado titular da Delegacia da Grande Natal, Odilon Teodósio, foi flagrado utilizando uma viatura descaracterizada da Polícia Civil para ir a um motel em Natal. Em vídeo publicado pelo Jornal do SBT de ontem (21), o delegado aparece acompanhado por uma mulher jantando em um restaurante da cidade e adentrando o motel. Até a manhã desta quarta-feira (22), a Polícia Civil não havia se posicionado oficialmente sobre o caso. No entanto, está confirmado que o delegado deixará a DPGran, mas por outros motivos.

Segundo a Polícia Civil, Odilon Teodósio havia informado em dezembro à Delegacia Geral de Polícia que não permaneceria no comando da DPGran. O comunicado foi realizado antes do início das férias do delegado da DPGran e o posicionamento deverá ser mantido após a polêmica envolvendo o delegado.

No vídeo exibido pela reportagem do SBT, o delegado é visto na companhia da jovem tanto no restaurante quanto na entrada do motel. Na garagem do estabelecimento, inclusive, é a mulher que baixa a lona antes de o motorista desembarcar, mas não é exibido o rosto do delegado já dentro da garagem do quarto do estabelecimento. O carro em que estava a câmera que registrou o momento estava parado atrás da viatura descaracterizada da Polícia Civil e registrou a placa do veículo.

No outro dia, pela manhã, o delegado teria seguido com o veículo até a garagem da Polícia Civil. A reportagem do SBT tentou o contato e ele não comentou o assunto.

A Polícia Civil disse que vai se posicionar sobre o fato ainda nesta quarta-feira (22).


Fontes:
http://tribunadonorte.com.br/noticia/policia-civil-vai-se-posicionar-hoje-sobre-uso-indevido-de-viatura-descaracterizada/272422

http://mais.uol.com.br/view/jinmcnm98vmk/chefe-da-policia-civil-de-natal-leva-menor-a-motel-em-viatura-04024D993668CCC14326?types=A&

Indicação de leitura:

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

E ainda dizem que não há racismo no Brasil!

Saudações Caríssimos!


Ainda em vacaciones, pero siempre mirando las noticias más destadas! E esta no jornal El país só reforçam as teorias de um racismo, cada vez menos mascarado no Brasil. Jovens pobres e, em sua maioria negros são barrados em shoppings centers em São Paulo.

Vale a pena ler, mas com bastante cautela visto que a ideologia da classe dominante permeia - e manipula - a maioria das informações que são veiculadas na mídia!

A versão em espanhol pode ser visto  neste link.

Apartheid? Shoppings em São Paulo?

A Justiça de São Paulo seis grandes superfícies permite discriminação aos seus clientes para evitar a invasão da juventude os chamados "rolezinhos 'da periferia

Seis centros comerciais de São Paulo ontem tem o apoio da Justiça para bloquear suas portas automáticas para a polícia e seguranças particulares que se identificam em entrar. O alvo de discriminação: os menores não acompanhados, pobre. Esse é o perfil de quem está colocando um fim a vários centros comerciais com estado chamadorolezinhos , grandes encontros de jovens, chamados pelas redes sociais, mesmo sem intenção criminosa, irritar os clientes e donos de lojas.
Não a primeira vez que grandes superfícies reforçar a segurança e identificar quem não se encaixa no perfil clássico do consumidor, mas a ordem judicial provisória que proíbe e prevê uma multa de 10 mil reais (cerca de 4.200 dólares) para participar neste tipo de manifestação organizada ontem em quatro centros comerciais do Estado. Em JK Iguatemi Mall, localizado na Avenida Presidente Juscelino Kubitschek buscava, os guardas de segurança passou a proibir a entrada de trabalhadores, os jovens não parece ser compradores de um dos centros comerciais mais caros da cidade.
Os convocataria o rolê (andar na sua tradução livre), com 2.500 pessoas confirmadas no Facebook, foi diluído, mesmo antes da decisão do tribunal foto colada na entrada do shopping foi ampliado pelas redes sociais antes do evento - mas houve confrontos entre jovens e policiais na Itaquera Metro Shopping , no lado leste da cidade, que foi gravado em 7 de dezembro, o primeiro episódio do fenômeno, com cerca de 6.000 participantes . A polícia, que ontem estimou que cerca de 1.000 adolescentes se reuniram, agiu com violência para dispersar a multidão.Clientes do imóvel registrado duas queixas por roubo e caos. Três adolescentes foram detidos, embora dois deles já estão livres, segundo a polícia.
Solicita que estes jovens, público visto com desconfiança por famílias brancas da classe média alta que preferem passar a tarde nestas instalações por empresas privadas blindado vigilantes lazer na rua, tem marcado o Natal em São Paulo. O rolê 15 de dezembro nas Guarulhos shopping terminou com 23 detidos, que foram libertados pouco depois.Eles acusaram de usar drogas ou roubo. Havia outras convocatarias a partir de 04 de janeiro no centro comercial Metro Tucuruvi, no norte, onde a participação de cerca de 400 jovens, de acordo com a Polícia Militar, fez as lojas fecham suas portas três horas mais cedo, mesmo sem indício de tumulto.
O fenômeno da rolezinhos , com características semelhantes às do chamado flash mob (s reuniões espontâneas de pessoas convocadas pelas redes sociais em um determinado espaço para executar a mesma ação) dividiu a sociedade brasileira, como muitos outros assuntos atuais. Algumas pessoas associadas a decisão do juiz de exercer apartheid. São aqueles que argumentam que esses adolescentes da periferia, em sua maioria negros que fazem fronteira com o salário mínimo de R $ 303, estão colocando o foco na desigualdade de classe, a opressão incomodando mais rico olhando em shoppings consumir com segurança longe da realidade dos meninos. Do outro lado do debate, que se encontram qualificar como vândalos, os defensores do espaço privado, ameaçado por um movimento sem slogans e sem objetivos claros que não entendem, e acreditam que toda essa energia e poder de convocação pode ser investido em outra atividades de participação em protestos mais articulados, como em junho passado para procurar emprego.

Vale también mirar este video!

Fonte:

domingo, 5 de janeiro de 2014

Estatística sobre apreensão de armas no RN

Buenos dias! Saludos a todos!

Entre um feriado e outro um  rato para leer el periódico e vejo que as notícias sobre la seguridad não são nada animadoras!

Segue logo abaixo uma matéria que trata do aumento no índice de apreensão de armas. Então, indaga-se! Será que deveríamos estar contentes visto que mais armas estão saindo de circulação?

Por este prisma sim, mas analisemos por outra ótica e muy trempano percebemos que, como assevera o Comandante Geral da PMRN (conforme reportagem citada) muitas dessas armas, senão a maioria, delas são de contrabando (chama-se atenção para a problemática das nossas fronteiras continentais) e outra parcela significativa são de procedência legal, isto é, de pessoas que adquiram tal armamento de forma legal (quer sejam cidadãos que têm essa prerrogativa, quer seja da sociedade em geral, que as adquirem em lojas especializadas, cumprindo todo rito legal).

Nessa perspectiva chamo atenção que urge, por parte do Estado, bem como da sociedade brasileira, a a adesão e implementação  de políticas e campanhas que fomentem uma cultura de paz, pois o que está posto nas estrelinhas da inoperância do poder público é que cada um precisa deter os seus próprios meios de defesa pessoal - sobrevivência. O que lamentavelmente as estatísticas (click aqui e veja o estudo sobre o tema) comprovam ser um terrível engano!

É importante ler com atenção e decodificar o que estar por trás desse estado de inércia do Estado, do lobby das fábricas e das pseudo boas intenções dqules que se "beneficiam" desse estado de coisas!


Apreensão de armas cresce 21,7 por cento

Publicação: 05 de Janeiro de 2014 às 00:00

Vinícius Menna e Felipe Galdino
repórteres

O número de apreensões de armas pela Polícia Militar apresentou crescimento no comparativo de 2013 com o ano passado. Dados da PM mostram que houve aumento de 21,7% no número de armas recolhidas. Enquanto em 2012 a corporação apreendeu um total de 735 armas, esse número subiu para a casa de 895 em 2013. A capital potiguar concentra quase que 80% das apreensões.

De acordo com o coronel Francisco Araújo Silva, comandante da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, apesar de abranger poucos municípios, a região próxima da capital acaba registrando maior número de apreensões de armas por abrigar 45% da população do Estado, situação que coloca a região como zona de influência do turismo, do comércio e de serviços, atraindo as ocorrências.

Para o coronel Araújo Silva, o número de apreensões tem crescido todos os anos no RN em decorrência dos “descaminhos das armas”. Outro fator para esse aumento, segundo ele, é a facilidade para comprar armas fora do país e depois entrar com elas no Brasil.
emanuel amaralArmamento de vários calibres e procedências diferentes: há desde importadas até armas da polícia e das Forças ArmadasArmamento de vários calibres e procedências diferentes: há desde importadas até armas da polícia e das Forças Armadas

“Nós apreendemos muitas armas que não são de fabricação nacional, de diversos calibres, da mesma forma que tem armas que pertencem a órgãos de segurança pública e das forças armadas. São casos em que as quadrilhas acabaram roubando as armas de policiais ou de integrantes das forças armadas”, analisa Araújo.

Para o comandante da PM, as armas vem de outros países, de contrabando de armas e também de locais onde são roubadas, como lojas. “Elas entram no estado por parte marítima e terrestre. No tocante à Polícia Militar, nós fazemos as blitze, mas o controle da entrada de arma também depende do Exército e da Polícia Federal, nas fronteiras, e do controle do mar, que cabe à Marinha. À PM cabe o policiamento ostensivo, fazendo as apreensões que chamamos ‘no varejo’, mas não fazemos a apreensão no grosso mesmo, que é quando elas entram no estado”, avalia.

De acordo com o coronel Araújo, há grande incidência de apreensões de armas entre jovens de até 17 anos. “Muitas vezes, numa ocorrência onde tem quatro ou cinco pessoas e que tem adolescentes no meio, os que tem mais de 18 anos entregam as armas para os adolescentes porque sabem que  a penalidade é menor. A lei é mais atenuante para o adolescente”.
emanuel amaralAs armas apreendidas ficam na PM até conclusão do JudiciárioAs armas apreendidas ficam na PM até conclusão do Judiciário

As apreensões também são feitas com frequência entre duplas em motocicletas. “Existe um modus operandis dos delinquentes que, em dupla, numa motocicleta, praticam homicídios ou assalto à mão armada, um pilotando e outro com a arma ou os dois armados”, explica  Araújo.

“Quando se aborda dois numa motocicleta, muitas vezes se consegue encontrar arma porque um ou os dois estão armados. Em abordagens de atitude suspeita, eles estão com arma e na iminência de praticar um assalto” explicou ainda.

Fonte:
http://tribunadonorte.com.br/noticia/apreensao-de-armas-cresce-21-7-por-cento/271009

Referência:
ZAVERCUCHA, Jorge. (In) Segurança pública e a ordem social. Recife: Ed Universitária, 2007.


 E para reflexão que tal este clip do Rappa!?
Hasta pronto hermanos!