domingo, 29 de junho de 2014

E o legado da Copa para Natal????

iBuenos días internautas!


Pronto!Demos nossa contribuição para a Copa de Mundo de Futebol 2014... e agora? Qual o saldo para nós natalenses que já finalizamos nossa participação, pelo menos no que se refere aos jogos aqui na terrinha do sol, visto, que continuamos torcendo para a seleção brasileira permanecer na disputa pelo
título, e também, porque continua armado o espaço Fifa Fan Fest, para turistas e potiguares aproveitarem diversas apresentações artísticas nas praia do Forte, até o último dia de jogo.
Decoração e Fan Fest seguem até o dia 13 de julho

Dito isto, trago alguns dados, parciais, do que foi a segurança pública, saúde e mobilidade aqui em Natal, a partir de algumas informações dos respectivos órgãos. Segundo  o titular da pasta da segurança pública do estado, os índices de homicídios caíram pela metade no período dos jogos na capital potiguar. Como legado imaterial ficamos (palavras do atual secretário) com a integração e interação de todos os órgãos de segurança e forças armadas, bem como a capacitação dos integrantes da secretaria que trabalharam na Copa. E por fim, uma estrutura denominada centro integrado de comando, veículos de duas e quatro rodas, armamento (letal e com baixa letalidade) equipamentos de proteção individual, delegacia móvel, simulador de tiro, imageador aéreo, entre outros...

Entre mortos e feridos destaco o empenho e a seriedade de todos o profissionais que trabalharam e ainda estão trabalhando no evento. Homens e mulheres incansáveis que apesar de toda adversidade conseguiram mostrar uma Natal tranquila e hospitaleira. Não desconsidero, entretanto, como enfatizei na postagem anterior essa mistica que toma conta de todos (uma parcela significativa) dos brasileiros quando o assunto é futebol, e, sobretudo, Copa do Mundo, pois o que notamos foi uma certa trégua nos conflitos cotidianos que temos, não os espaços preparados para os turista, mas nas periferias de Natal, onde, recorrentemente, são assassinadas pessoas, principalmente por questões relativas às drogas, quer sejam, disputa pelo poder, ou dívidas, ou ainda, simplesmente entraves entre o processo de comercialização.

Ademais, ratificamos, doravante temos uma divida, contraída pelo estado por meio de uma PPP com a OAS (empresa responsável pela construção do Arena) de mais de 10 milhões mensais, até 2022!

Arena das Dunas volta a receber jogos no dia 15 de julho

Sem a pretensão de me alongar, deixo abaixo uma reportagem sobre a temática para que possamos tirar algumas conclusões!


A+A-
Roberto Lucenarepórter

O apito final do juiz  mexicano Marco Rodriguez decretando o fim da partida entre as seleções de Uruguai e Itália serviu também para decretar o início do período de  contagem dos benefícios e melhorias aportadas no Rio Grande do Norte juntamente com a Copa do Mundo. Durante a última semana, a imprensa foi convocada pelo menos três vezes para registrar balanços positivos de áreas como segurança, turismo e segurança pública.

A Arena das Dunas – palco de quatro jogos durante a primeira fase do Mundial – saiu de cena na última terça-feira, dia 24, e abriu espaço para que os natalenses se perguntem: e agora, o que fica de legado? A reportagem da TRIBUNA DO NORTE conversou com gestores públicos, verificou dados e elenca alguns números referentes às obras prometidas com o advento da Copa e quais as expectativas para os próximos dias.

Emanuel AmaralSegurança: Natal ganhou Centro Integrado de ComandoSegurança: Natal ganhou Centro Integrado de Comando

Segurança

Os representantes dos órgãos responsáveis pela defesa e segurança pública apresentaram, na última quinta-feira, dia 26, um balanço das ações realizadas durante os doze dias de evento na capital potiguar. De acordo com a Comissão Estadual de Segurança Pública de Defesa Civil para Grandes Eventos (Coesge/RN), Natal foi, dentre as cidades-sede, a capital mais segura na primeira fase do Mundial no Brasil.

Apesar da afirmação, a cúpula de segurança pública ainda não disponibilizou todos os números referentes às estatísticas que justifiquem o posto de “cidade mais segura”. A secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) está consolidando os números e deve apresentá-los nesta semana. 

Para ver na íntegra clique aqui.



Fontes:
http://tribunadonorte.com.br/noticia/fim-do-jogo-hora-do-apurado/286270. Acesso em: 28/Jun/2014.

iSaludos!

domingo, 22 de junho de 2014

O esvaziamento dos protesto Brasil afora: o efeito Copa do Mundo teria atingido seu objetivo?

Saludos hermanos! 

Trago aqui duas reportagens para reflexão sobre as mobilizações sociais, que ocorrem desde meados do ano passado país afora, e o que aqui denomino de efeito Copa do Mundo. De acordo com algumas pessoas (ativistas e especialistas) as mobilizações perderam força por vários fatores. Isso pode ser constatado em muitas reportagens e nas que mostro abaixo. No entanto, o que gostaria de chamar atenção é sobre um fenômeno que mexe com a forma de pensar e agir[1] do povo brasileiro - o futebol. No Brasil, ele é muito mais que um esporte, é algo mistico que consegue mobilizar milhares de pessoas em prol de uma causa (é mesmo uma paixão que leva milhares de torcedores, quer ao estádio, para apoiar seus times, quer ao aeroporto para xingar os atletas quando não atuaram - em suas perspectivas - bem). Pena que para a maioria dos brasileiros essa mobilização não ocorra para às questões sociais,ou seja, para lutar, cotidianamente, pelas melhorias das condições de vida de nossa população!!!
Logo abaixo duas matérias para que possamos tirar nostras próprias conclusiones:
As reivindicações que foram levadas às ruas das cidades brasileiras em junho do ano passado não foram esquecidas. Embora tenham perdido força, os protestos continuaram nos meses seguintes, como as ocupações de Câmaras de Vereadores e as greves de professores no Rio de Janeiro e dos rodoviários em São Paulo.
Na Copa do Mundo, entretanto, os atos chamados pelos movimentos sociais, sobretudo pelos Comitês Populares da Copa, não têm surtido o mesmo efeito. Poucas centenas de pessoas têm participado dos protestos, que ocorrem simultaneamente aos jogos.
Para Lucas Oliveira, integrante do Movimento do Passe Livre (MPL), que coordenou em junho do ano passado as manifestações em defesa da redução da tarifa do transporte público em São Paulo, a pauta da redução dos R$ 0,20 na tarifa faz falta.
“Ano passado, a gente tinha uma demanda muito objetiva colocada. Esse ano não existia uma demanda específica.” Ele também cita o cansaço como um dos fatores para o esvaziamento dos atos. “A gente fazia um ato a cada dois dias e dormia em média quatro, cinco horas por noite.” A mobilização, contudo, não parou. Oliveira defende que atos menores, mas constantes, além de ações nas comunidades, continuam sendo feitos. “Estamos acumulando.”
Já o cientista político Leonardo Barreto aponta a violência como motivo para a mudança no perfil das manifestações. Ele lembra que muitos dos atos terminaram em cenas de violência e depredação protagonizadas pelos black blocs, ativistas que defendem a ação direta como forma de chamar atenção e desafiar o Estado. Em fevereiro deste ano, o cinegrafista Santiago Andrade morreu depois de ser atingido por um rojão disparado por um desses ativistas, em meio a um protesto.
Para ver a matéria na íntegra clique aqui.
Outra matéria interessante está na Folha de São Paulo, na qual o governado de São Paulo, afirma que ação da PM será revista, visto que o acordo feito pelo Comando daquela Instituição e Movimento Passe Livre daquele estado, não foi cumprido pelos manifestantes, ou por pessoas infiltradas, o que causou danos ao patrimônio público e privado! Para saber mais siga este link.
Ad sumus!

[1] De acordo com Durkheim as formas de pensar e agir de uma dada sociedade, grupo ou seguimento social pode mudar, tornando-se um fato social quando corre um fenômeno com características de coercibilidade,  exterioridade e  generalidade. Para aprofundar essa Teoria ver:DURKHEIM, Emilie. As regras do método sociológico. SP: Martin Claret, 2001.
Fonte:
http://noticias.terra.com.br/brasil/manifestacoes-diminuiram-na-copa-do-mundo,3ff1010ce50c6410VgnCLD200000b1bf46d0RCRD.html. Acesso em: 22/Jun/2014.
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/06/1473499-acao-da-pm-em-manifestacao-sera-revista-diz-alckmin.shtml. Acesso em: 22/Jun/2014.





sábado, 14 de junho de 2014

O que podemos pensar acerca da Copa no Brasil?

Saudações Caríssimos (as) internautas!

Depois de uma longa ausência, em virtude de várias capacitações que participamos na reta final de preparação para a Copa do Mundo de Futebol - 2014, aqui no Brasil, estamos de volta para novas postagens.

Nos primeiros dias desse evento mundial tivemos de tudo, desde os tão esperados protestos de rua, nas principais capitais do país, a patética abertura da Copa (com grandes representantes da música brasileira (simplesmente hilário) - até os inesperados xingamentos à presidente Dilma - que diga-se de passagem, não ficou muito bem para mostramos para o mundo a "democracia" que vivemos. Afinal de contas, como diz a velha máxima popular: roupa suja selava em casa!

Gostaria de inicial meus primeiros comentários pela impressão que tive da abertura do evento. Milhares de pessoas já comentaram nas redes sociais a escolha de uma coreógrafa belga para dirigir a apresentação - esse eu dispenso comentários, simplesmente no word! Será que somos tão incompetentes assim, com toda nossa veia artística, pela qual somos conhecidos mundialmente! Não teríamos ninguém que pudesse produzir um espetáculo???


E o que dizer dos artistas convidados!

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=L79sKtUXk6o. Acesso em 14/Jun/2014.

A mais pura expressão da música brasileira. Inimaginável como a FIFA pode interferir em um país onde é realizado o evento. Aonde está nossa musicalidade, nossa mistura musical - Não irei citar ninguém, mas nos quatros cantos desse nosso imenso rincão certamente teríamos melhores representantes, inclusive, da Bahia!


Por fim, trago uma pequena abordagem sobre as mobilizações que ocorreram nas principais cidades sedes, que apesar de pequenas, como afirmam alguns analistas, ou ainda, um determinado segmento da mídia que tenta minimizar os protestos, creio que foram deveras significativos, principalmente, levando em consideração que a FIFA, literalmente, rasgou as leis brasileiras, quando proibiu as pessoas de frequentarem determinados espaços públicos, porque não tinham passe-livre ou ingressos para adentrar a um estádio de futebol!! Vejam abaixo uma análise parcial dos protestos à luz da SENASP/MJ


O que é importante destacar dessas mobilizações é que, obviamente, não se vai parar um evento dessa magnitude, mas que uma parcela da sociedade brasileira não está aquém do que está por trás de tudo, com obras superfaturadas e inacabadas, recursos públicos que deveriam estar sendo utilizados nas infraestrutura do país, simplesmente subvencionou empreiteiras para construir obras faraônicas, que certamente se tornarão elefantes brancos, como é o caso de muitas dessas cidades sedes, onde os times de futebol não levam  nem 50% da capacidade de público aos estádios recém-construídos, em dias de finais de campeonatos.

Para mais informações sobre protestos siga o link abaixo:
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/06/1469304-manifestantes-saem-as-ruas-das-capitais-contra-a-copa-do-mundo.shtml. Acesso em 14/Jun/2014.

Para finalizar, o tão alardeado legado da Copa, esse ainda estou esperando - pois de infraestrutura e mobilidade urbana aqui em Natal ainda não chegou!!!!! Por aqui só deslizamento de terra e asfalto mal feito cedendo.....

Ad sumus!

Para saber um pouco mais sobre movimentos sociais indico:

GOHN, Maria da Glória. Sociologia dos Movimentos Sociais - São Paulo, Editora Cortez, 2013. Questões da Nossa Época - Vol. 47