quarta-feira, 16 de julho de 2014

O que ganhamos e o que perdemos com a Copa/2014

Saudações Internautas!

Após a Copa muito se fala do legado que a Copa do mundo de futebol deixou para o Brasil! Mas que legado é esse? quais os benefício e malefícios nós teremos e se os países antecessores a nós também tiveram.

Logo abaixo segue uma matéria as quatro últimas copas e os que os países realizadores lucram ou perderam com esse evento que mexe com milhares de pessoas e bilhões em recursos utilizados para operacionalizar um evento dessa magnitude.
Estádio de Yokohama na final da Copa de 2002: arenas construídas no Japão geram prejuízo até hoje (Foto: Toru Yamanaka/AFP)Estádio de Yokohama, no Japão, na final da Copa de 2002: arenas construídas no país dão prejuízo até hoje (Foto: Toru Yamanaka/AFP)


Com o fim da Copa do Mundo de 2014, finalmente os brasileiros podem se debruçar sobre as heranças e consequências desse megaevento. Qual será o legado do torneio no Brasil? As experiências de países que sediaram o campeonato em edições anteriores dão pistas do que um país pode ganhar ou perder ao receber um Mundial. Veja o que aconteceu em quatro países que sediaram as últimas três Copas da Fifa antes do Brasil:

1) Os estádios viram 'elefantes brancos'?
Assim como no caso dos estádios de Cuiabá, Manaus e Brasília, os países que sediaram as três últimas Copas também construíram ou reformaram arenas em cidades sem times de primeiro escalão. Em 2002, a Copa foi disputada em um recorde de 20 estádios: dez no Japão e dez na Coreia do Sul – a maioria construídos do zero.


2) Que projetos de mobilidade ficaram prontos antes do evento?
A Alemanha também precisou investir pouco em grandes obras de infraestrutura de mobilidade para sediar o Mundial, já que sua malha ferroviária e aérea já era abrangente. Mas o país conseguiu apresentar melhorias das quais a população desfruta até hoje, oito anos depois. Uma delas foi o trem de alta velocidade que liga Berlim e Leipzig.
A cidade de Leipzig ganhou um trem de alta velocidade três semanas antes do início da Copa de 2006 na Alemanha (Foto: Jan Woitas/DPA Picture-Alliance/AFP)A cidade alemã de Leipzig ganhou um trem de alta
velocidade 3 semanas antes do início da Copa de
2006 (Foto: Jan Woitas/DPA Picture-Alliance/AFP)
Segundo reportagem da BBC Brasil de maio de 2014, o trecho foi inaugurado três semanas antes da Copa de 2006. Mas, hoje, ele tornou possível que pessoas morem em uma cidade e trabalhem em outra.

No Japão, a situação do transporte público era semelhante à da Alemanha e, por isso, os governos do país e das cidades-sede não precisaram gastar muito dinheiro para construir grandes obras de mobilidade urbana.


Para ver a matéria na íntegra e tirar as próprias conclusões clique aqui.
Veja logo abaixo uma ilustração esquemática sobre os ganhos em equipamentos da segurança pública no RN com a Copa.

Para maior aprofundamento siga este link.

Escrevendo esta postagem me veio a mente uma canção antiga de Bezerra da Silva - Ladrão de colarinho branco!



Ad sumus!
Fontes: 
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/07/copas-anteriores-dao-pistas-sobre-possivel-legado-do-evento-no-brasil.html. Acesso em: 16/Jul/2014.
http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/policias-ganharam-r-35-milhoes-em-equipamentos/287086. Acesso em 16/Jul/2014.

terça-feira, 1 de julho de 2014

Será que a trégua dos infratores acabou!!!????

Buenas Tardes Hernanos!

Despues de la Copa, cerca de aqui, en Natal, parece que os infratores resolveram retornar suas atividades a pleno vapor. Basta olhar os números do último fim de semana para fazer uma imediata correção com nossa postagem anterior. 

Longe de queremos adivinhar o que ocorreria com a retirada do reforço da Força Nacional e das Forças Armadas, mas o espírito de confraternização que, aparentemente, pairava para os infratores na capital potiguar, parece que passou...

Sem querer me alongar é importante ler a matéria abaixo e tirar as próprias conclusões!



Homicídios aumentam após a Copa

Publicação: 01 de Julho de 2014 às 00:00 | Comentários: 0
A+A-
Pedro Andrade e Valdir Julião
repórteres

A capital potiguar volta a registrar índices elevados de homicídios, no primeiro fim de semana após os jogos da Copa do Mundo em Natal, quando maior parte do efetivo de reforço da Força Nacional, Exército e Polícia Federal já deixou a cidade. Entre a sexta-feira, 27, e a madrugada de ontem, 30, o Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) somou 19 homicídios na Região Metropolitana de Natal, dos quais seis na capital. No mesmo período, oito mortes violentas foram registradas em Mossoró, no Oeste potiguar.
Os 19 homicídios mostram aumento sequencial em relação aos finais de semana anteriores. Nos dois últimos, compreendendo o período da Copa em Natal, do dia 13 ao 15 e do 20 ao 22, ocorreram dois e dez homicídios, respectivamente. De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar do Estado, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, o policiamento da Copa do Mundo não deve ser associado diretamente às mortes. “O policiamento da Copa não conta para as cidades vizinhas, era só em Natal. Já os casos perto da Fan Fest foram por rixas ou acerto de contas, nada relacionado ao evento”, disse.


Segundo ele, a presença do efetivo reforçado – inclusive do Exército – inibiu ações criminosas, mas a ação ostensiva da PM deve ser mais forte. “Precisamos ter mais efetivo, motocicletas e viaturas para fazer uma presença de forma mais intensificada. Mas, também precisamos da repressão qualificada, as investigações, que levem esses criminosos às prisões”, avaliou. 

Para a ação ostensiva, Araújo afirma que os 150 Renault Duster e 60 motocicletas BMW compradas pelo Governo do Estado para a PM devem ajudar e lembrou do problema das viaturas da corporação. “A mobilidade é um problema para acompanhar as ocorrências. Hoje temos essa dificuldade por causa das condições das viaturas, mas vamos chegar de forma mais rápida, quando os veículos estiverem na rua”, disse Araújo. 

Para ver a matéria na íntegra clique aqui.

Fonte:
http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/homicidios-aumentam-apos-a-copa/286432. Acesso em 30/Jun/2014.


iSaludos!